terça-feira, 4 de agosto de 2020

Direitos Humanos

Sergio Peres recebe pleitos da comunidade surda


O risco de perda de emprego de 60 trabalhadores surdos que desempenham funções administrativas no Tribunal de Justiça do RS motivou reunião promovida nesta quarta-feira(4) pelo presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa, Sergio Peres (Republicanos). A situação foi levada ao deputado a partir de reivindicação da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), entidade responsável pela administração dos contratos.

O responsável pelo setor de Recursos Humanos da FENEIS, Marco Evangelista, relatou que o TJ-RS teria manifestado disposição em não renovar os contratos de trabalho com a entidade, que expiram no próximo mês de outubro. “Ainda não temos nada formalizado, nem fomos chamados pelo órgão para dialogar, mas sabemos da preocupação dos trabalhadores que dependem do salário para o seu sustento”.

De acordo com Evangelista, a remuneração média dos trabalhadores surdos no TJ-RS é de R$1.200,00. Ele sublinha que a entidade tem enfrentado desafios com a perda gradual de postos de trabalho para a comunidade surda desde 2017, com o fim de 30 vagas em decorrência da  extinção da Corag, sofrendo novas baixas até o início deste ano.

“Nós sabemos que as condições financeiras dos trabalhadores em tempos de pandemia estão muito críticas. E a situação se torna ainda mais grave para as pessoas com deficiência que, em caso de perda de emprego, dificilmente conseguirão nova ocupação neste período desafiador”, alertou o vereador do Republicanos de Porto Alegre José Freitas, responsável por intermediar a reivindicação da FENEIS junto ao Parlamento gaúcho.

Sergio Peres garantiu atenção ao pleito da comunidade surda, que deverá ser levado à CCDH. “Precisamos levar em conta o temor dessas pessoas, pois é a sobrevivência delas que está em jogo”. O deputado anunciou que deverá intermediará audiência entre a FENEIS e representantes do Tribunal para elucidar dúvidas e buscar uma alternativa que não prejudique os funcionários.

Também participaram do encontro em ambiente virtual a diretora regional da FENEIS, Simone Machado Fontoura e o diretor financeiro da entidade, Pablo Tavares Schwelm. A reunião foi mediada pela intérprete Gabriela Alves.

Fonte: Jorn. Karine Bertani - MTE 9427 | Assembleia Legislativa RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.