terça-feira, 20 de julho de 2021

Segurança Pública

 Candidatos ao quadro da BM reivindicam cumprimento de etapas do concurso


O deputado Sergio Peres (Republicanos) assegurou, nesta terça-feira (20), apoio às demandas de 3.863 candidatos de processo seletivo para o quadro da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul. A chamada “Comissão dos 3800 Excedentes da BM” representa parte dos classificados em prova objetiva realizada em dezembro em 2017, que hoje reivindicam o direito de cumprir as demais etapas que envolvem o concurso (exame de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica e exame de vida pregressa).

Integrantes do movimento, Luciano Padilha da Silva, Wesley Bueno Bottini e Saulo Luiz Zimmermann Júnior informaram que, dos 11.863 que atingiram a nota mínima na prova objetiva, 8 mil foram chamados a prosseguir no certame. Para os demais, considerados excedentes, o colegiado iniciou ação judicial que tem recebido apoio de municípios e organizações.

“Como o concurso tem validade até julho de 2022, solicitamos o cumprimento desse prazo, garantindo aos aprovados a não extinção do certame e, ao Estado, a possibilidade de contar com um cadastro reserva”, defende Bottini. A audiência no gabinete do parlamentar foi realizada por solicitação do Coronel Quadros, policial da BM.

Padilha alertou sobre o déficit histórico na corporação e chamou a atenção para os custos do concurso aos cofres públicos, que teria somado mais de R$ 1,8 milhão ao Estado. “Temos o entendimento de que valores equivalentes a esses podem ser investidos no curso de formação dos excedentes, já que o Estado tem vacância de vagas e um déficit histórico na corporação para o cargo de soldado”.

Sergio Peres garantiu disposição em articular o debate da pauta na Assembleia Legislativa e a defesa do pleito junto ao Executivo Estadual. “Vai além da demanda de mais de 3 mil candidatos excedentes; trata-se da necessidade de reposição do quadro da BM e de uma reivindicação coletiva, pois a segurança pública é um dos maiores clamores da sociedade”.

Fonte: Karine Bertani - MTE 9427 | | Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.