Mais um domingo na Presença de Deus!
Agradecemos a acolhida de todo o povo da fé da Catedral, e hoje, de forma especial, aos guerreiros da Universal nas Forças Policiais (UFP), sob a coordenação do Pr Leonardo, que realizam um trabalho tão importante no auxílio aos trabalhadores da Segurança Pública e Forças Armadas.domingo, 29 de junho de 2025
sábado, 28 de junho de 2025
Junho Violeta
O mês de junho está encerrando, mas a nossa campanha de combate à violência contra o idoso segue atuante.
A violência a qualquer pessoa, por si só, já é algo condenável, mas quando ela se volta contra quem tem a capacidade reduzida para se defender, torna-se ainda mais desprezível, especialmente quando o autor do crime é quem tem o dever de cuidar. Infelizmente, a cada duas horas no Rio Grande do Sul, um crime é cometido contra uma pessoa idosa, em média, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Segurança Pública. As pessoas com mais de 60 anos também são maioria entre as vítimas de golpes financeiros, que podem ter consequências devastadoras, tanto materiais quanto emocionais. Essa condição nos desafia a tratar desse assunto do qual as pessoas ainda conversam pouco, talvez por acreditarem que o tema não diga respeito diretamente a elas.
Se você tem conhecimento de casos de qualquer tipo de violência contra uma pessoa idosa, não se cale. Não seja um criminoso também! Denuncie, converse com sua família e com todos ao seu redor. Enfrentar esse crime covarde é missão de todos nós.
sexta-feira, 27 de junho de 2025
Palmares é 10!
A praia de Quintão sediou, nesta sexta-feira, o evento alusivo ao Filia 10, campanha de expansão e fortalecimento do nosso partido.
Litoral Norte
Em Arroio do Sal, prestei contas do meu mandato parlamentar, acolhi solicitações do município e debatemos propostas para o desenvolvimento do Litoral Norte.
Caraá
Em minha terra natal, reiterando o compromisso do nosso mandato com o desenvolvimento do município de Caraá.
quinta-feira, 26 de junho de 2025
Cachoeirinha
Produtiva reunião com a líder republicana Fabi Rude Nanny e integrantes da comunidade do Bairro Vista Alegre para prestar contas do meu mandato, acolher solicitações e debater propostas para Cachoeirinha.
Gravataí
As demandas das comunidades da Vila Rica, Barnabé, Pda 64 e Santa Fé pautaram reunião com o empresário do setor imobiliário Alex Valdez, líder comprometido com os pleitos locais, que esteve em meu gabinete nesta quinta-feira em audiência articulada pela nossa amiga advogada Lucinea Medeiros.
quarta-feira, 25 de junho de 2025
Saúde Bucal
As políticas de atenção à Saúde Bucal da população gaúcha estiveram entre os temas de reunião nesta quarta-feira com o diretor da Faculdade de Odontologia da UFRGS, Dr Jefferson Tomio Sanada e com o Major Rodrigues. O encontro em nosso gabinete foi intermediado pelo servidor estadual Jorge Bagesteiro Piu Piu, que também participou da audiência com comitiva de RELVADO integrada pelo prefeito Carlos Luiz Fraporti, e e pelo vereador Genesir Buganti.
Segurança Pública
Quebrada City, o Recomeço
Lagoão
As pautas de interesse da comunidade de LAGOÃO foram tratadas em audiência com comitiva de vereadores que estiveram nesta quarta-feira em meu gabinete.
Mampituba
A querida comunidade do Litoral Norte esteve representada hoje no Parlamento gaúcho por comitiva de Mampituba integrada pelo nosso vereador republicano Ricardo Dos Santos; pelo secretário de Esportes Felipe Roldão e pelo assessor da presidência da Câmara Municipal José dos Santos, que apresentaram demandas locais.
terça-feira, 24 de junho de 2025
Gramado
Cuidar da saúde é show!
Montenegro
Por intermédio da nossa colaboradora da Bancada do Republicanos da Assembleia Legislativa Taís Eduarda, acolhi, nesta terça-feira, solicitação da Brigada Militar de Montenegro, que requer apoio para a aquisição de equipamentos para o quadro de servidores.
Convicto de que a segurança pública é um dos principais clamores da comunidade do Vale do Caí, assegurei minha atenção à demanda.
Servidores Públicos
Recebi hoje representantes do quadro geral de servidores ativos e inativos em extinção do Estado que solicitam a inclusão dessas carreiras entre os contemplados pela Lei 16.165/2024, referente à reestruturação que reorganiza os quadros e carreiras e reajusta remunerações.
segunda-feira, 23 de junho de 2025
Semana do Migrante
De forma virtual, participei, nesta segunda-feira, da abertura da sexta edição da Semana do Migrante, realizada a partir da Lei 15.367/2019, de minha autoria, que institui no Rio Grande do Sul este período oficial de celebrações e debates. As atividades estão sendo promovidas pelo Comitê de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas (Comirat/RS) em parceria com a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da ALRS.
domingo, 22 de junho de 2025
Calebe
Alegria em participar da confraternização do Grupo Calebe da Universal da Sagrada Família, em Gravataí. Neste momento em que presenciamos tanto preconceito, injustiças e violência cometidas contra a pessoa idosa em nossa sociedade, o Grupo Calebe estende a mão para os cidadãos com mais de 60 anos, trabalhando pela sua integração social, pelo bem-estar físico e espiritual da melhor idade, promovendo qualidade de vida e a valorização da pessoa idosa. Parabéns a esse valoroso grupo! Deus abençoe todos!
Universal
sábado, 21 de junho de 2025
Junho Violeta
A maior parte dos crimes cometidos contra pessoas idosas
acontece no núcleo familiar, por pessoas muito próximas como filhos, cônjuge,
netos ou cuidadores domiciliares.
Saber
reconhecer os sinais deste tipo de violência e denunciar o agressor, às vezes,
pode ser um grande desafio para a família e para o próprio idoso, pois envolve
situações de interdependência.
Há
vários tipos de violência previstos no Estatuto da Pessoa Idosa: negligência,
violência física, abuso financeiro ou material, violência psicológica, abuso
sexual e abandono.
Em
muitas ocorrências, a pessoa idosa não conhece a lei e não tem consciência do
crime cometido contra ela, o que torna a nossa responsabilidade ainda maior e
decisiva na erradicação dos maus-tratos a essa camada vulnerável da população.
Se
você tem conhecimento de casos de qualquer tipo de violência contra uma pessoa
idosa, denuncie! Enfrentar esse crime covarde é missão de todos nós.
quinta-feira, 19 de junho de 2025
SOS Rio Grande
O Comando Rodoviário da Brigada Militar disponibilizou um mapa reunindo informações sobre rodovias com bloqueios totais ou parciais em decorrência das chuvas que atingem o Estado, informando também as rotas alternativas.
quarta-feira, 18 de junho de 2025
CEASA
Acolhi demandas da Associação dos Produtores das
Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (CEASA), representada pelo
presidente da entidade, Evandro Finkler, e pelo assessor jurídico Fello Uequed.
A reunião nesta quarta-feira em meu gabinete foi acompanhada pelo nosso assessor
Claudinho Viana.
Porto Alegre
Assuntos de interesse da comunidade do Bairro Santo Antônio pautaram audiência nesta quarta-feira com a Delegada do Orçamento Participativo da capital, Danusa Sulzbacher. Participaram da reunião o meu chefe de gabinete Eder da Costa e os integrantes do diretório municipal do Republicanos, Coronel Fraga e William Costa.
terça-feira, 17 de junho de 2025
Almirante Negro
Você sabia que o líder da Revolta da Chibata era gaúcho de Encruzilhada do Sul?
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou, terça-feira, o parecer favorável ao projeto de lei 106/2023, de minha autoria que declara João Cândido Felisberto, o Almirante Negro, como Herói Rio-grandense.
Apresentei a proposição a partir de sugestão do então vereador Adriano Horna, de Encruzilhada do Sul, terra natal do Almirante Negro.
Em 1910, João Cândido liderou a rebelião na Marinha Brasileira, lutando pelo fim do preconceito e dos castigos corporais na instituição. O militar tem sua trajetória marcada na história do Brasil, considerado como personalidade pioneira no enfrentamento da desigualdade social.
Muitas pessoas sequer sabem que o Almirante Negro é filho do Rio Grande. Declarar João Cândido Felisberto herói rio-grandense é uma justa homenagem a um líder que nos deixou um legado de luta pela igualdade, tão importante nos dias de hoje, em que ainda precisamos enfrentar o racismo.
O parecer favorável do relator Jeferson Fernandes (PT) foi aprovado por unanimidade. Para se tornar lei, a proposição ainda precisa passar pelas comissões de mérito, votação em plenário e sanção do governador. Por isso, eu peço o seu apoio!
Assuntos Municipais
Comissão de Assuntos Municipais (da qual sou integrante) aprovou dois projetos de lei e audiência pública para tratar do reestabelecimento dos efeitos da Lei Estadual 11.611/2001, que alterou os limites territoriais entre os municípios de Relvado e Putinga.
CCJ aprova projeto que declara Almirante Negro como Herói Rio-grandense
Projeto que reconhece o líder da Revolta da Chibata foi protocolado por Sergio Peres a partir de sugestão do então vereador Adriano Horna, de Encruzilhada do Sul, terra natal do Almirante Negro
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (17), o parecer favorável ao projeto de lei 106/2023, de autoria do deputado Sergio Peres (Republicanos), que declara João Cândido Felisberto, o Almirante Negro, como Herói Rio-grandense.
O herói da Revolta da Chibata é gaúcho de Encruzilhada do Sul. Em 1910, liderou a rebelião na Marinha Brasileira, lutando pelo fim do preconceito e dos castigos corporais na instituição. O militar tem sua trajetória marcada na história do Brasil, considerado como personalidade pioneira no enfrentamento da desigualdade social.
“Muitas pessoas sequer sabem que o Almirante Negro é filho do Rio Grande. Declarar João Cândido Felisberto herói rio-grandense é uma justa homenagem a um líder que nos deixou um legado de luta pela igualdade, tão importante nos dias de hoje, em que ainda precisamos enfrentar o racismo”, aponta Peres.
O parecer favorável do relator Jeferson Fernandes (PT) foi aprovado por unanimidade. Para se tornar lei, a proposição de Sergio Peres ainda precisa passar pelas comissões de mérito, votação em plenário e sanção do governador. A matéria altera a Lei nº 15.950/2023, que consolida a legislação estadual relativa a eventos e datas estaduais, instituindo o Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do RS.
Trajetória
Conhecido como Almirante Negro, João Cândido Felisberto nasceu em 24 de junho de 1880, filho de pai e mãe ex-escravizados. Aos 10 anos de idade, mudou-se para Porto Alegre, onde ficou sob a tutela do patrão de seu pai.
Serviu a Revolução Federalista e, aos 14 anos de idade, apresentou-se na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Rio Grande do Sul. Teve uma extensa carreira na Marinha Brasileira, com um histórico de elogios sobre sua habilidade como timoneiro, espírito de liderança e bom trânsito entre os oficiais. Participou de viagens pelo Brasil e por vários países nos 15 anos em que esteve na ativa da Marinha de Guerra (ficou 17 anos, 2 deles na prisão, após a Revolta). Muitas delas foram viagens de instrução, no começo recebendo instrução, e depois ensinando procedimentos de navio de guerra para marinheiros novos.
Apesar de proibido o uso da chibata na Marinha Brasileira, o castigo continuava aplicado no contingente, formado, em sua maioria, por homens negros. Além disso, eram péssimas as condições de trabalho, de alimentação e de remuneração.
Após tentativas infrutíferas de negociação, desencadeou-se a Revolta da Chibata, quando marinheiros liderados por João Cândido apontaram seus canhões para a Baía da Guanabara. A tensão terminou com o compromisso firmado pelo governo de dar fim àquela forma cruel de castigo e anistiar os insurgentes. O acordo, no entanto, foi quebrado após o fim da rebelião, com o governo expulsando os marinheiros que reivindicavam tratamento digno. João Cândido foi acusado de conspiração, expulso da Marinha e ficou preso por dois anos na Ilha das Cobras. Morreu em 6 de dezembro de 1969, no Rio de Janeiro, mas deixou seu nome marcado na história de combate à exploração, ao preconceito e a toda forma de opressão a trabalhadores negros.
Fonte: Jorn. Karine Bertani MTE 9427 | Assembleia Legislativa
Santana do Livramento
Assuntos de interesse do município da fronteira foram tratados na manhã desta terça-feira com o vice-prefeito Evandro Gutebier.
domingo, 15 de junho de 2025
Respeito a todas as idades
Este domingo, 15 de junho, marca o Dia Mundial de Conscientização e Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa.
Os tipos de violência mais comuns sofridos por esse grupo social são negligência, violência física, abuso financeiro ou material, violência psicológica, abuso sexual e abandono.
Em muitas ocorrências, a pessoa idosa não conhece a lei e não tem consciência do crime cometido contra ela, o que torna a nossa responsabilidade ainda maior e decisiva na erradicação dos maus-tratos a essa camada vulnerável da população.
Disque 100 e denuncie!
sexta-feira, 13 de junho de 2025
Jornal Ibiá
TEXTO DO ARTIGO: A população idosa está crescendo a cada ano e nós somos parte dessa evolução. Quem não respeita essa fase da vida, não reconhece a construção do passado e não zela pelo próprio futuro.
Infelizmente, a cada duas horas no Rio Grande do Sul, um crime é cometido contra uma pessoa idosa, em média, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Segurança Pública.
A violência a qualquer pessoa, por si só, já é algo condenável, mas quando ela se volta contra quem tem a capacidade reduzida para se defender, torna-se ainda mais desprezível, especialmente quando o autor do crime é quem tem o dever de cuidar.
As pessoas com mais de 60 anos também são maioria entre as vítimas de golpes financeiros, que podem ter consequências devastadoras, tanto financeiras quanto emocionais. Essa condição nos desafia a tratar desse assunto do qual as pessoas ainda conversam pouco, talvez por acreditarem que o tema não diga respeito diretamente a elas.
O próximo domingo, 15 de junho, marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
Aqui no Brasil, a Lei 10.741/2003, que institui o Estatuto da Pessoa Idosa, representa um grande avanço para a nossa sociedade, consolidando-se como instrumento de combate aos vários tipos de violência sofridos por cidadãs e cidadãos com mais de 60 anos: negligência, violência física, abuso financeiro ou material, violência psicológica, abuso sexual e abandono.
Em muitas ocorrências, a pessoa idosa não conhece a lei e não tem consciência do crime cometido contra ela, o que torna a nossa responsabilidade ainda maior e decisiva na erradicação dos maus-tratos a essa camada vulnerável da população. Temos trabalhado pela divulgação do Estatuto, por acreditar que a informação ainda é a melhor forma de prevenir e combater todos os tipos de agressão e abuso contra esse grupo social.
Mas ainda precisamos encontrar caminhos para que a informação chegue também à pessoa idosa e que haja um despertar por parte de jovens e adultos, uma consciência coletiva de que nós temos responsabilidade sobre aquela vida - e que a nossa omissão nos faz cúmplices.
Se você tem conhecimento de casos de qualquer tipo de violência contra uma pessoa idosa, não se cale.
Não seja um criminoso também! Denuncie, converse com sua família e com todos ao seu redor. Enfrentar esse crime covarde é missão de todos nós.
(Edição de 13/06/2025 - Editoria Opinião p. 2)
Aniversário
Celebramos juntos a vida do nosso líder republicano, deputado federal e secretário de Habitação, Carlos Gomes.
Projeto aprovado repercute na mídia
Correio do Povo - 12/06/2025, editoria Cidades, p.14
Folha do Sul | Bagé | 13, 14 e 15 de junho Editoria Geral p. 4
quinta-feira, 12 de junho de 2025
Dia dos Namorados
Neste dia em que eu celebro e agradeço a Deus por ter encontrado minha sempre namorada, desejamos a todos os casados, noivos e namorados a nossa felicidade. Que o nosso amor esteja sempre alicerçado no amor do Pai e que o Espírito Santo possa nos capacitar sempre com discernimento, serenidade e sabedoria para a construção de uma vida de respeito, lealdade e paz. Sejamos exemplos para nós e para o mundo. Deus abençoe todos!
quarta-feira, 11 de junho de 2025
Nova Prata
A querida comunidade de NOVA PRATA esteve representada nesta quarta-feira no Parlamento gaúcho pelo vereador Paraiba Mamede, que apresentou demandas locais durante reunião em meu gabinete.
Correio do Povo
A população idosa está crescendo a cada ano e nós somos parte dessa evolução. Quem não respeita essa fase da vida, não reconhece a construção do passado e não zela pelo próprio futuro.
Infelizmente,
a cada duas horas, no Rio Grande do Sul, um crime é cometido contra uma pessoa
idosa, em média, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Segurança
Pública.
A
violência a qualquer pessoa, por si, já é algo condenável, mas quando ela se
volta contra quem tem a capacidade reduzida para se defender, torna-se
ainda mais desprezível, especialmente quando o autor do crime é quem tem o
dever de cuidar. As pessoas com mais de 60 anos também são maioria entre as
vítimas de golpes financeiros, que podem ter consequências devastadoras, tanto
financeiras quanto emocionais.
Essa
condição nos desafia a tratar desse assunto do qual as pessoas ainda conversam
pouco, talvez por acreditarem que o tema não diga respeito diretamente a elas. O
próximo domingo, 15 de junho, marca o Dia Mundial de Conscientização da
Violência Contra a Pessoa Idosa, data instituída pela Organização das Nações
Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
Aqui no
Brasil, a Lei 10.741/2003, que institui o Estatuto da Pessoa Idosa, representa
um grande avanço para a nossa sociedade, consolidando-se como instrumento de
combate aos vários tipos de violência sofridos por cidadãs e cidadãos com mais
de 60 anos: negligência, violência física, abuso financeiro ou material,
violência psicológica, abuso sexual e abandono. Em muitas ocorrências, a pessoa
idosa não conhece a lei e não tem consciência do crime cometido contra ela, o
que torna a nossa responsabilidade ainda maior e decisiva na erradicação dos
maus-tratos a essa camada vulnerável da população.
Temos
trabalhado pela divulgação do Estatuto, por acreditar que a informação ainda é
a melhor forma de prevenir e combater todos os tipos de agressão e abuso contra
esse grupo social. Mas ainda precisamos encontrar caminhos para que a
informação chegue também à pessoa idosa e que haja um despertar por parte de
jovens e adultos, uma consciência coletiva de que nós temos responsabilidade
sobre aquela vida – e que a nossa omissão nos faz cúmplices.
Se você
tem conhecimento de casos de qualquer tipo de violência contra uma pessoa
idosa, não se cale. Não seja um criminoso também! Denuncie, converse com sua
família e com todos ao seu redor. Enfrentar esse crime covarde é missão de
todos nós.
(Edição de 11 de junho de 2025, jornal Correio do Povo, Editoria Opinião, p. 2)
terça-feira, 10 de junho de 2025
Assembleia aprova projeto em benefício de pessoas com deficiência permanente
Os deputados gaúchos aprovaram, nesta terça-feira, por unanimidade, o projeto de lei 413/2023, de autoria de Sergio Peres (Republicanos), permitindo a apresentação da carteira de identidade para atestar deficiência permanente perante os serviços públicos estaduais e para a concessão de benefícios que exijam comprovação de condições de saúde no Rio Grande do Sul. Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão no rol dos contemplados pela proposição. Para entrar em vigor, a proposta depende da sanção do governador.
O objetivo do parlamentar é reduzir a burocracia e facilitar o acesso desses grupos sociais aos serviços públicos. Segundo Peres, não é admissível que uma pessoa com deficiência permanente seja submetida a repetidas avaliações para cada direito que solicitar, além de ter que aguardar meses pelo agendamento de avaliação médica para constatar o que já foi reconhecido oficialmente. “É dever do poder público apresentar meios para assegurar dignidade, acessibilidade e melhores condições de vida a todas as pessoas, sem exceção”, sustenta o autor da proposta, que foi formulada com a participação de entidades representativas de pessoas com TEA e pessoas com deficiência.
Para a validade da comprovação, a carteira de identidade deverá estar dentro do prazo de validade e conter informação que comprove a condição de saúde por meio de Classificação Internacional de Doenças (CID) e do símbolo respectivo. A proposição altera a Lei nº. 13.320, de 2009, que consolida a legislação relativa à pessoa com deficiência no Estado do Rio Grande do Sul.
Na hipótese da não apresentação de carteira de identidade, poderá ser apresentado laudo médico pericial, e este não poderá ser recusado em razão da data do exame ou da emissão. “As empresas e órgãos públicos, sempre que são procurados por uma pessoa com deficiência, solicitam laudo atual, e adquirir este laudo, muitas vezes, demanda tempo e deslocamentos desnecessários, o que resulta em mais gastos que poderão prejudicar o sustento próprio e da família, além dos constrangimentos que as pessoas passam para comprovar a sua condição”, esclarece Peres.
A Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Lei Brasileira de Inclusão –, prevê que é dever do Estado assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à dignidade, ao respeito, à acessibilidade e à convivência familiar e comunitária, entre outros previstos na Constituição e na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Laudos médicos – Sergio Peres também é autor da Lei 15.951 de 2023, que estabelece que os atestados periciais de comprovação de TEA tenham prazo de validade indeterminado.
Fonte: Jorn. Karine Bertani MTE 9427 | Foto: Raul Pereira