terça-feira, 18 de junho de 2024

Comunidade de Triunfo quer recuperar estrutura da Escola Nestor Vianna



A preocupação com a situação de 110 alunos que seguem em aula num CTG em Triunfo motivou audiência nesta terça-feira (18) na Secretaria Estadual de Educação, por solicitação do deputado Sergio Peres (Republicanos). O parlamentar e comitiva do município foram recebidos pela titular da Pasta, Raquel Teixeira, e pelo subsecretário de Infraestrutura e Serviços Escolares, Rômulo Campos, para tratar das condições da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nestor Vianna de Campos, que teve a sua estrutura severamente afetada pelas enchentes na Vila do Passo Raso, no 3º Distrito.


A comunidade escolar pede que sejam providenciadas as reformas necessárias e a reposição dos bens perdidos na inundação do prédio localizado a 30 quilômetros da área urbana. De acordo com a diretora Nara de Fatima Cezar Goetz, 80% dos estudantes dependem de transporte escolar e muitos tiveram suas casas atingidas pelos alagamentos. “A prioridade é recuperar a escola e, ao mesmo tempo, não interromper as aulas. É uma missão que vai além de cumprir o ano letivo, pois nossas crianças precisam de acolhimento para enfrentar esse momento difícil”, observa. No final de maio, Peres esteve no CTG 20 de Setembro, que abriga, de maneira provisória, as atividades do educandário. O deputado conversou com as crianças, ouviu professores e colaboradores do CTG e também visitou as dependências da escola, que oferece Ensino Fundamental e EJA. 


Também participaram da reunião na SEDUC os líderes comunitários Shirochi Itami e Valdomira Kuniyoschi – e o ex-vereador Claudinho Viana, que estão à frente das medidas emergenciais de apoio. Eles pontuaram que, antes dos alagamentos, a instituição estava em processo de adequação para oferecer também Ensino Médio. A demanda é considerada prioritária pela comunidade, a fim de dar acesso aos jovens da região da Ponta Rasa, Pontal, Porto da Manga, Vila dos Pinheiros e Vila do Passo Raso. 


A secretária Raquel relatou que, ao todo, 2.300 escolas foram atingidas de alguma forma pela catástrofe climática nos municípios gaúchos, o que torna a parceria com o voluntariado e com a iniciativa privada essencial para mitigar os danos. Ela assegurou atenção não só à recuperação da estrutura do educandário, como também confirmou compromisso do Executivo em dar andamento ao projeto de adequação institucional para a implantação do Ensino Médio.



Fonte: Jorn. Karine Bertani MTE 9427 | Foto: Gustavo Perez/SEDUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.