sexta-feira, 27 de maio de 2016

Triunfo

Republicanos reivindicam a Vieira da Cunha 
atenção à merenda em escolas

O impasse envolvendo a aquisição da merenda escolar na rede de ensino estadual em Triunfo levaram o deputado Sergio Peres (PRB) e lideranças do município a uma audiência em Porto Alegre nesta sexta-feira (27) com o titular da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Vieira da Cunha. Integraram a comitiva o prefeito Mauro Poeta, os vereadores do PRB Claudinho Viana e Ubirajara Leote, além das representantes das escolas estaduais de Triunfo Gorete Carvalho, Rosemari Schallenberger e Marly Terezinha Azeredo Alves.

As professoras relataram as dificuldades enfrentadas pela direção, pais e alunos das instituições de ensino a partir do comunicado lançado pela Seduc tirando dos municípios o compromisso de atender o previsto no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que era assumido perante o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). De acordo com as representantes das escolas, as oito unidades estaduais de Triunfo recebiam a merenda diretamente do município, mas a partir da resolução da Seduc passaram a depender, este ano, dos recursos repassados pelo Estado, de 30 centavos por aluno. "Além de o valor não condizer com o custo da alimentação de um aluno, essa nova realidade exige a elaboração de processos licitatórios, que envolvem burocracia e equipe especializada, recursos nem sempre disponíveis nas nossas escolas estaduais", lamenta Marly.
A diretora da Escola Mario Totta, Gorete Carvalho, lembrou que há dificuldade em conseguir fornecedores para as unidades do interior. "Mesmo as empresas que cumprem as exigências da licitação não têm interesse em transportar cargas pequenas de alimentos para Triunfo com regularidade. Com a precariedade da merenda, temos solicitado ao pais que enviem com as crianças algum suplemento alimentar, mas sabemos que nem todos têm condições. Há crianças que assistem à aula alimentadas, outras não", alerta.
De acordo com as professoras, a situação tem se refletido de forma negativa no rendimento escolar, além de trazer insatisfação aos alunos e frustração às escolas. "Havia outro padrão oferecido pela merenda municipalizada, de qualidade superior e de abundância. Essa diferença na alimentação diária está sendo sentida pelos nossos alunos", acrescentou Rosemari.
O pleito foi levado pelo grupo ao deputado Sergio Peres, que solicitou audiência com o secretário Vieira da Cunha. "Não dá pra esperar, ou pedir paciência a crianças que diariamente são atendidas nas escolas. A fome não espera, e criança mal alimentada não tem condições de estudar. Respeitar a merenda escolar como um direito dos alunos não é só valorizar a Educação, é uma questão de humanidade", defendeu o parlamentar.
O secretário demonstrou interesse em resolver a questão e marcou para a próxima segunda-feira uma reunião entre a procuradoria jurídica do município com a equipe da Seduc para resolver a situação que se estende desde o início do ano letivo.

Jorn. Karine Bertani - MTE 9427 | Assembleia Legislativa


Foto Leandro Raupp 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.