terça-feira, 24 de maio de 2022

Autismo


Hoje conheci o trabalho desenvolvido pela Taila Vargas Castagnino (segunda da esquerda para a direita), que preside a Associação de Famílias e Amigos dos Autistas Bom-retirenses (AFAMAB). Ela esteve em meu gabinete acompanhada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Fazenda Vila Nova, Paulo Delcio de Souza, republicano comprometido com as causas dessa população. Também participaram da reunião a servidora do Poder Legislativo Municipal, Joice Gregorius, e da prefeitura, Márcia Oliveira.

Quando nos referimos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, estamos falando de uma expressiva população que precisa e merece a atenção do poder público, das instituições e da sociedade.

Um estudo divulgado hoje pelo Governo do Estado aponta que 75% das pessoas com essa condição recebem o diagnóstico antes dos 5 anos de idade, medida necessária para assegurar o pleno desenvolvimento. A mesma pesquisa revela que 80% é do sexo masculino e mais de 25% dos consultados têm mais casos na família.

Entre junho do ano passado e março deste ano, mais de 4 mil gaúchos fizeram Carteira de Identificação do Autista, uma política pública estadual efetuada pela FADERS – Acessibilidade e Inclusão. Para fazer o documento é necessário fazer o cadastro na página da instituição https://www.faders.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.