quarta-feira, 25 de maio de 2022

Almirante Negro



Você sabia que o herói da Revolta da Chibata é gaúcho de Encruzilhada do Sul?

Por solicitação do vereador Adriano de Freitas Horna, protocolei na Assembleia Legislativa projeto de lei declarando João Cândido Felisberto Almirante Negro e Herói Rio-grandense, uma justa homenagem a uma personalidade pioneira no enfrentamento da desigualdade social no Brasil.

O marinheiro tem sua trajetória marcada na história da nossa nação. Em 1910, liderou a Revolta da Chibata, na luta pelo fim do preconceito e dos castigos corporais na Marinha de Guerra.

Conhecido como Almirante Negro, o militar nasceu em 24 de junho de 1880, filho de pai e mãe ex-escravizados. Aos 10 anos de idade, mudou-se para Porto Alegre, onde ficou sob a tutela do patrão de seu pai.

Serviu a Revolução Federalista e aos 14 anos de idade apresentou-se na Escola de Aprendizes-Marinheiros do RS.
Teve uma extensa carreira na Marinha Brasileira, com um histórico de elogios sobre sua habilidade como timoneiro, espírito de liderança e bom trânsito entre os oficiais.

Apesar de proibido o uso da chibata na Marinha Brasileira, o castigo continuava aplicado no contingente, formado, em sua maioria, por homens negros. Além disso, eram péssimas as condições de trabalho, de alimentação e de remuneração.

Após tentativas infrutíferas de negociação, desencadeou-se a Revolta da Chibata, quando encouraçados liderados por Joao Cândido apontaram seus canhões para a Baía da Guanabara. A tensão terminou com o compromisso firmado pelo governo de dar fim àquela forma cruel de castigo e anistiar os insurgentes. Esse acordo, no entanto, foi quebrado após o fim da rebelião, com o governo expulsando os marinheiros que reivindicavam tratamento digno.

O nosso herói passou por um infindável processo de perseguição. Foi acusado de conspiração, expulso da Marinha e ficou preso por dois anos na Ilha das Cobras. Morreu em 6 de dezembro de 1969, no Rio de Janeiro, mas deixou vivo entre nós um legado de luta pelo fim do preconceito, da exploração e no combata a toda forma de opressão de trabalhadores negros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.