sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Mandato

Tecnologia de acessibilidade para surdos pauta reunião no gabinete de Sergio Peres

Plataforma disponibiliza tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais

O deputado Sergio Peres (Republicanos) conheceu, nesta sexta-feira (28), uma plataforma digital capaz de realizar, em tempo real, a tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras) à comunidade surda, por meio de uma central fixa de intérpretes. A ferramenta de acessibilidade foi apresentada pelo gerente de projetos da Central Libras Brasil, Osnir Alves.

A comunicação se dá de forma bilateral, na qual o usuário surdo também pode interagir com o profissional intérprete. De acordo com Alves, diferente de outros aplicativos de tradução simultânea, a plataforma armazena o histórico de acessos, permitindo o monitoramento da abrangência e da qualidade do atendimento de serviços públicos essenciais.

O vereador do Republicanos de Porto Alegre Alvoni Medina, que preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, foi o responsável por promover a reunião da qual participaram, também, a presidente da Associação Crianças e Adolescentes Surdos (ACAS), Carla Brum; o representante da comunidade surda do Republicanos do RS, Cristian Strack, e o assessor jurídico do vereador, Mauricio Vitoria.

Os custos de instalação e de manutenção da tecnologia híbrida dependem da área territorial, população abrangida e recursos oferecidos. No município catarinense de Itajaí, onde a plataforma está em uso, 28 intérpretes compõem a central para atender essencialmente, serviços de segurança e saúde, com investimento de R$ 430 mil na implantação.

Presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Sergio Peres sugeriu um estudo coletivo sobre o uso da tecnologia como política pública inclusiva. “A acessibilidade é um desafio assumido pelos agentes públicos, por isso a necessidade de estudar de forma coletiva a viabilidade técnica, operacional e financeira da ferramenta. São várias instâncias envolvidas para a implantação num município, mas nós pensamos em ir além, disponibilizando o serviço em âmbito estadual”, projeta.

Projeto de lei propõe atendimento em Libras nos órgãos públicos

Sergio Peres é autor do projeto de lei 253/2019, assegurando aos surdos o atendimento em Libras nos órgãos públicos estaduais, por profissional intérprete, ou por sistema de atendimento virtual, com o uso de aplicativo conectado a uma central de intérpretes, via internet que, mesmo à distância, possa fazer a mediação entre o cidadão surdo e o servidor público, com tradução instantânea para a Língua Portuguesa e, de igual forma, da Língua Portuguesa para Libras.

O texto sugere a criação de uma Central Estadual de Intérpretes de Libras, destinada à comunicação virtual com pessoas surdas, de modo a assegurar o seu atendimento integral nos órgãos que não dispuserem de servidor fluente.

Karine Bertani - MTE 9427 | Assembleia Legislativa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.