terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Sergio Peres confirma compromisso com produtores de mel de Maratá



O presidente da Comissão Especial de Apicultura e Meliponicultura, deputado estadual Sergio Peres (Republicanos) assegurou, nesta terça-feira (23), o empenho do colegiado para buscar recursos para obras da Associação e Escola dos Apicultores e Meliponicultores de Maratá, na região denominada Vale da Felicidade. O pleito foi levado ao gabinete do parlamentar pela prefeita Gisele Schneider, que apresentou o projeto da primeira escola de Apicultura da região, orçado em R$ 250 mil. “Trazemos enraizadas em nossa cultura a prática do manejo com abelhas, e nos últimos trinta anos iniciamos uma mobilização pela profissionalização dos processos para a produção de mel em grande escala”, sustentou a prefeita.  

A reunião na Assembleia Legislativa foi acompanhada pelo coordenador de Saúde de Maratá, Luciano Grings. A intenção do Poder Executivo de Maratá é que o local atenda todas as etapas do processo, desde o aprendizado até o envase para a comercialização. “Estamos percorrendo o Estado, ouvindo produtores e autoridades municipais, e verificamos, entre os obstáculos para o desenvolvimento do setor, justamente o pouco acesso à capacitação e, também, a falta de estrutura para a produção”, observa Sergio Peres. 

No caso de Maratá, a prefeitura já cedeu o local para a sede do empreendimento, mas o desafio agora é obter a verba necessária para a reforma do espaço e a aquisição de equipamentos.  Atualmente, são 29 famílias envolvidas na produção de mel, e a instalação da escola deverá inaugurar uma nova etapa para o fortalecimento desta cadeia produtiva, já que existe interesse dos agricultores familiares em ingressar na atividade. “Já chegamos a cinquenta toneladas de mel ao ano e estamos a um passo de triplicar a partir da capacitação e atração de novos associados não só de Maratá, como também de outros municípios da região, como Brochier e Montenegro, que manifestaram interesse”, projeta Gisele.

Fonte: Jorn. Karine Bertani MTE 9427 | Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.