sexta-feira, 12 de maio de 2023

Município de Coxilha poderá ser a Capital Gaúcha da Tilápia


O deputado estadual Sergio Peres (Republicanos) protocolou, nesta sexta-feira (12), o projeto de lei 245/2023, que declara o município de Coxilha como “Capital Gaúcha da Tilápia”.

A proposição considera o fortalecimento do setor decorrido do alto desempenho das propriedades locais, como também das ações da administração pública municipal voltadas à valorização da atividade, como a realização de eventos com expressiva participação de municípios gaúchos e de outros estados.

A tilápia é um peixe com filé sem espinhos, de sabor suave, que se adapta à culinária do mundo todo, o que dá a ele um fator comercial importante. “Na atualidade, é a espécie de maior aceitação no mercado brasileiro, sem contar o potencial para a exportação, o que impõe urgência na promoção de meios de fortalecer e expandir o setor”, sustenta Peres, que preside na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar da Aquicultura, Piscicultura e Aquaponia.

De fácil criação, a tilápia permite colocar de 150 a 200 peixes por metros cúbicos em tanque-rede, pois se adapta melhor aos ambientes, o que também é um dos diferenciais que garantem a sua presença em 140 países.

Se for aprovado pelos deputados gaúchos e sancionado pelo governador, a matéria entra em vigor na data da sua publicação no Diário Oficial do Estado.


Fonte: Jorn. Karine Bertani - MTE 9427  |Assembleia Legislativa RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.