quinta-feira, 15 de março de 2018

Fronteira Oeste

Peres acompanha comitiva 
que busca fôlego para Santa Casa de Uruguaiana

Lideranças municipais estiveram na sede da Secretaria Estadual de Saúde
O risco de fechamento do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana levou o deputado estadual Sergio Peres (PRB) e comitiva do município à Secretaria Estadual de Saúde, nesta quinta-feira (15), para solicitar providências pela recuperação da instituição, que passa por grave crise financeira. 

Participaram da audiência com o secretário João Gabbardo dos Reis, a secretária municipal de Saúde Thaís Aramburo, a diretora administrativa do hospital, Adélia Figueiredo,  além dos vereadores Vilson Brites (PMDB), Carmelo Madeira (PSDB), Zulma Ancinello (PRB) e Suzana Cardoso Alves (PRB), solicitante do encontro.

Suzana, que preside a Comissão de Serviços Municipais e Saúde,  lembrou que a Santa Casa é o único hospital que abrange a região, sendo referência em tratamento oncológico e cardiológico. Entre as reivindicações levadas ao Poder Executivo, foi solicitado pelo grupo o aumento do valor pago pelo SUS para realizar as cirurgias eletivas; revisão do prazo de internação estipulado pelo SUS, no que diz respeito ao pagamento de valores que ultrapassarem o quarto dia; equipamentos e recursos para a clínica renal, cuja falta dificulta a realização das hemodiálises;  equipamentos de raio-X e mamografia; reforma do terceiro andar do prédio do hospital, na ala destinada ao atendimento do SUS e inclusão de Uruguaiana entre os municípios contemplados pelo Fundo Financeiro do Estado (FUNFIR).

Gabbardo ponderou que todos os pleitos são urgentes e passarão por estudo de implantação para serem contemplados à medida que for disponibilizada dotação orçamentária. "A prioridade dada hoje pelo Executivo Estadual é para o atendimento de alta complexidade, que será mantido para a comunidade da Fronteira Oeste", garantiu. 


Karine Bertani MTE 9427 | Assembleia Legislativa
Foto: Leandro Raupp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.