Em reunião com representantes da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS/RS), da Associação dos Amigos e Pais dos Surdos de Uruguaiana (APASUR) e autoridades municipais uruguaianenses, tratamos de demandas para promover o acesso da comunidade surda a serviços públicos essenciais no município e na região. Partilhamos a convicção de que é missão do poder público oferecer meios para garantir o exercício pleno da cidadania a todas as pessoas.
De acordo com as entidades, a prioridade é a área da Saúde, pois as solicitações, na maioria das vezes, têm caráter de urgência e, ao mesmo tempo, dependem da plena e efetiva comunicação com profissionais de saúde para não implicar riscos aos pacientes surdos.
Participaram do encontro virtual o vice-prefeito de Uruguaiana, Telson Morsch dos Reis; a coordenadora da Central de Libras/FENEIS, Alessandra Goulart; o presidente da APASUR, D’Angelo Oliveira; a secretária da APASUR, Ana Cláudia Fagundes Antunes; o diretor financeiro da FENEIS/RS, Ricardo Goes; o intérprete de Libras da FENEIS, Thúlio Jahnke, e o presidente local do Republicanos, Efraim Saltz. A reunião foi mediada pela intérprete de Libras Amanda Fernandes da Silva.
Enaltecemos a sensibilidade social da atual administração municipal, que está empenhada em buscar caminhos para promover a integração dos surdos, com quem acordamos medidas compartilhadas para avançar nas políticas de acessibilidade em saúde.
Durante a reunião, tratamos também sobre a necessidade de regulamentação da Lei nº 16.240/2024, de minha autoria, que institui, no Rio Grande do Sul, a Central de Intérpretes de Libras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.