domingo, 10 de novembro de 2024

Sergio Peres fará homenagem ao presidente da CNC



Por proposição do deputado estadual Sergio Peres (Republicanos), o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, receberá, na próxima terça-feira (12), a Medalha do Mérito Farroupilha. A solenidade marcada para as 13h deverá reunir representantes do setor no Salão Júlio de Castilhos, primeiro andar do Palácio Farroupilha, Centro Histórico de Porto Alegre. 

Fundada em 1945, a CNC coordena o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio, o Sicomércio, formado por 34 federações patronais (27 estaduais e 7 nacionais), com mais de mil sindicatos de diversos segmentos do comércio em todo o Brasil.  Juntas, as entidades representam mais de 4 milhões de empresas. 

Aqui no Rio Grande do Sul, tem por federação filiada a Fecomércio. A Confederação administra um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo: o Serviço Social do Comércio – o SESC, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – o SENAC, que integram o chamado Sistema S. “Todos os municípios do nosso Estado contam com a atuação impecável e o espírito inovador da Fecomércio. O Sistema CNC faz parte da vida de todas as pessoas, pois é responsável por um terço do total de empregos oferecido pelo País”, reconhece Peres.

 

Trajetória

 

José Roberto Tadros tem 78 anos, nasceu em Manaus, no Amazonas.  Começou sua trajetória na mais antiga empresa do estado natal, a José Tadros e Companhia, que foi fundada por seu bisavô, no ano de 1874. 

É advogado, empresário, pós-graduado em Ciência Política, escritor e líder sindical. Atualmente, está licenciado da presidência do Sistema Fecomércio do Amazonas, missão que assumiu em 1986.

Desde 2018, é presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC. Por 20 anos, foi cônsul honorário da Grécia na Amazônia, abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. 

Tadros também foi membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas; presidente da Academia de Ciências e Letras Jurídicas; vice-presidente da Academia Carioca de Direito; membro da Academia Amazonense de Letras; presidente da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências; e também membro da Academia Nacional de Agricultura. 

Lecionou Filosofia, Sociologia e História. É autor dos livros “O Grande Amazonas em Marcha” de 2017; “Ideias Confessadas”, de 2011; “Marco para Novas Gerações” e “Da Razão e das Palavras”, os dois últimos lançados em 2010. É coautor da obra “Incentivos Fiscais para o Progresso do Amazonas”, de .

 

Honraria 

A Medalha do Mérito Farroupilha é a distinção máxima da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Criada em 1995, a condecoração é destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado.


Fonte: Jorn. Karine Bertani MTE 9427 | Assembleia Legislativa

Foto: Divulgação Fecomércio RS

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.