Em uma cerimônia no Salão Júlio de Castilhos, no início da tarde desta terça-feira (12), o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) foi condecorado com a Medalha do Mérito Farroupilha, principal honraria concedida pelo parlamento gaúcho. A iniciativa foi do deputado Sérgio Peres (Republicanos), que justificou a homenagem ressaltando que José Roberto Tadros está à frente de uma das maiores forças da economia brasileira. “Aqui no Rio Grande do Sul, é uma organização que se faz presente em todos os municípios, em todas as regiões. Cada rincão do nosso Estado conta com a atuação impecável e o espírito inovador da Fecomércio”, apontou.
Fundada em 1945, a CNC coordena o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio, formado por 34 federações patronais (27 estaduais e 7 nacionais). São mais de mil sindicatos de diversos segmentos do comércio em todo o Brasil. Juntas, essas entidades representam mais de 4 milhões de empresas. “Estamos falando da geração de quase 24 milhões de empregos diretos e formais, um terço do total oferecido pelo País. Além disso, a CNC administra um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo: o Serviço Social do Comércio, o SESC, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, o SENAC”, ressaltou Peres.
Em seu discurso, o proponente da homenagem elencou as atividades patrocinadas pela entidade nas áreas da assistência social, saúde, educação e promoção do empreendedorismo. De acordo com o parlamentar, o Senac já capacitou mais de oito milhões de gaúchos e mantém mais de 600 cursos em diferentes níveis. “São 166 mil matrículas em cursos presenciais e à distância, dos quais mais de 20 mil são gratuitos, demonstrando também o compromisso social da instituição. Aqui no Estado, o SENAC conta com 46 escolas, além de um Centro Universitário, com campus em Porto Alegre e em Pelotas, para atender todas as regiões do nosso Rio Grande”, pontuou.
Peres lembrou ainda que a entidade tem atuação destacada na qualificação da população para aproveitar as novas oportunidades, assim como para promover a inovação de empresas que já estão há décadas no mercado. Por fim, ressaltou a atuação da entidade no socorro aos gaúchos na enchente ocorrida em maio.
Ao agradecer a homenagem, Tadros também fez referência ao evento climático que destruiu cidades no Rio Grande do Sul em maio e ao espírito “aguerrido” do povo gaúcho. “Esta medalha traz à lembrança um dos movimentos mais marcantes da História brasileira e a grandeza do povo gaúcho, que ficou evidente mais uma vez ao enfrentar os enormes desafios que se apresentaram com a enchente”, frisou.
Último a se pronunciar, o presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito (PP), disse que a homenagem ao presidente da CNC foi aprovada por unanimidade pela Mesa Diretora e que representa o reconhecimento de todo o parlamento à contribuição dada pela entidade ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul e ao crescimento do Brasil.
Brito fez referência à atuação da CNC no socorro aos gaúchos na enchente e lembrou que o Poder Legislativo tem atuado de forma vigorosa para promover a reconstrução do estado. Citou a criação de um comitê com representantes de todas as bancadas para acompanhar as ações de recuperação em todas as áreas e afirmou acreditar a reconstrução será antecipada.
Trajetória
O advogado e empresário José Roberto Tadros nasceu em Manaus. Pós-graduado em Ciência Política, José Roberto Tadros é também escritor e líder sindical. Por 20 anos, foi cônsul honorário da Grécia na Amazônia, abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Ainda foi membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas; presidente da Academia de Ciências e Letras Jurídicas; vice-presidente da Academia Carioca de Direito; membro da Academia Amazonense de Letras; presidente da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências e membro da Academia Nacional de Agricultura.
É autor dos livros O Grande Amazonas em Marcha, lançado em 2017; Ideias Confessadas, de 2011; e Marco para Novas Gerações e o livro Da Razão e das Palavras, obras lançadas em 2010.
A homenagem foi acompanhada pelo vice-governador do Paraná, Darci Viana; secretário estadual de Habitação, Carlos Gomes; presidente da Fecomércio, Luiz Carlos Bohn; senador Luís Carlos Heinze (PP), deputadas Eliana Bayer (Republicanos) e Delegada Nadine (PSDB), deputados Felipe Camozzato (Novo), Guilherme Pasin (PP) e Marcus Vinícius (PP) e líderes empresariais de diversas regiões do estado.
Agência de Notícias - AL/RS - Foto: Fernando Gomes