sábado, 31 de agosto de 2024

Jornal O Sul


    
    
Projeto de minha autoria em benefício de pacientes monoculares. A visão monocular é caracterizada quando a pessoa tem visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos, enquanto no outro mantém visão normal. Os pacientes monoculares têm dificuldades com noção de distância, profundidade e espaço, o que prejudica a coordenação motora e o equilíbrio, além de capacidade reduzida de reconhecimento de objetos, menor profundidade na visão e visão periférica prejudicada, o que produz dificuldades para subir e descer escadas e meios-fios, cruzar ruas, dirigir, praticar esportes, além de outras atividades da vida diária.

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Projeto propõe garantia de direitos a pessoas com visão monocular


Está em trâmite na Assembleia Legislativa gaúcha o projeto de lei 252/2024, de autoria do deputado estadual Sergio Peres (Republicanos), reconhecendo as pessoas com visão monocular como pessoas com deficiência e, dessa forma, garantindo a elas todos os direitos estabelecidos pela Lei n.º 13.320/2009, que consolida a legislação relativa à pessoa com deficiência no Estado do Rio Grande do Sul.

Peres embasou sua proposta nos termos da Lei Federal 14.126/ 2021, que classifica a visão monocular como deficiência sensorial, do tipo visual.  “A intenção do projeto é permitir que esse grupo social tenha acesso aos benefícios e tratamentos especiais previstos na nossa Constituição Federal”, esclarece o autor, que protocolou a matéria a partir de relatos apresentados por pacientes que enfrentam situações diversas de adaptação, além da falta de acessibilidade.

De acordo com a CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde), da OMS, a visão monocular é caracterizada quando a pessoa tem visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos, enquanto no outro mantém visão normal.  É o caso de Anderson da Rocha Machado, monocular desde criança. Morador de Gravataí, ele esteve em abril no gabinete de Sergio Peres relatando as dificuldades do cotidiano dessa população e solicitando ações afirmativas para a inclusão e integração social dos pacientes. “Não é uma deficiência aparente, o que dificulta a compreensão e a aceitação do poder público e também da sociedade”, observa.

As pessoas monoculares têm dificuldades com noções de distância, profundidade e espaço, o que prejudica a coordenação motora e, consequentemente, o equilíbrio. Essa condição pode ser ocasionada por algum tipo de acidente ou por doenças, como glaucoma, toxoplasmose e tumores e limita o indivíduo ao campo de visão no plano, o que reduz a capacidade de reconhecimento de objetos, diminui a profundidade na visão, impede a sensação de tridimensionalidade e prejudica a visão periférica, o que produz dificuldades para subir e descer escadas e meios-fios, cruzar ruas, dirigir, praticar esportes, além de outras atividades da vida diária. Os pacientes relatam que que tais limitações provocam reações de preconceito e também dificultam o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho.

Se aprovada e sancionada, a lei dependerá de regulamentação do Poder Executivo Estadual para entrar em vigor.


Fonte: Jorn. Karine Bertani MTE 9427 | Assembleia Legislativa

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Aniversário de casamento


Minha prenda querida, se fosse pra voltar no tempo, não haveria dúvida: eu diria SIM pra gente viver TUDO DE NOVO!

Nesses 32 anos de casamento que completamos hoje, eu digo que tudo valeu a pena, a nossa caminhada, o nosso aprendizado, e até as lágrimas que secamos um do outro.
Sou grato por poder olhar teu sorriso todos os dias, me mostrando o quanto Deus é bondoso comigo. Te agradeço por edificar diariamente o nosso lar com tua luz, tua sabedoria e o teu amor.
Reitero hoje a admiração e o afeto que sinto em meu coração e rogo a Deus que siga nos guardando em Seu infinito amor. Te amo, minha prenda!

“E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.”
(1 Coríntios 13:2)

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Erechim: Sergio Peres busca providências para evitar fim da Feira de Agricultura Familiar


Após 22 anos de funcionamento em Erechim, a Feira da Agricultura Familiar corre o risco de ser extinta, a partir de ordem de desocupação emitida pelo Poder Executivo Estadual em julho deste ano. O pavilhão localizado no Bairro Fátima é espaço de comércio permanente de produtos de pequenos agricultores de 106 municípios da Região do Alto Uruguai e serve de ponto para a feira que reúne a comunidade duas vezes por semana.  A área também abriga escritório regional da Emater e unidade do DAER, além de servir de moradia a seis famílias de servidores da autarquia. Todos receberam notificação para desocupar.

“O próprio Estado que regularizou o funcionamento da feira no local hoje alega irregularidade para determinar nossa saída”, relata Adelmir Gaiardo, presidente da Cooperativa Nossa Terra, promotora da feira. “É um desrespeito com 1.600 famílias envolvidas nas atividades e com certeza vai incidir como um desastre para a economia regional. Queremos oportunidade de diálogo com o Governo para esclarecer esse contrassenso e garantir a continuidade da feira e das atividades da Emater, essenciais na consolidação da vocação agrícola do Alto Uruguai”, sustentou. 

Gaiardo solicitou providências no gabinete do deputado Sergio Peres nesta segunda-feira (26), que recebeu comitiva integrada pelos advogados Valter Nagelstein, Rodrigo e Gustavo Nagelstein. Eles lembram que, em 2017, um termo de autorização foi firmado, garantindo o funcionamento das atividades no local, a partir da solicitação do deputado Sergio Peres. Hoje, no entanto, o imóvel se tornou objeto de dação em pagamento pelo Estado, para fins de permuta com empresa privada prestadora de serviço. Os trabalhadores receberam prazo de 30 dias para deixar o espaço. 

“Existem questões legais além da questão social que serão suscitadas judicialmente. A violação ao princípio da publicidade, uma avaliação que pode representar prejuízo irreparável ao erário, além da consubstanciação de um prejuízo às famílias atendidas pela cooperativa. A partir destes elementos, a estratégia jurídica está sendo desenhada”, anunciou o Escritório Nagelstein Advogados, responsável pela defesa da cooperativa. 

À frente da causa desde 2017, quando esteve no DAER levando o pleito dos agricultores, o deputado Sergio Peres deverá solicitar audiência com a Casa Civil do Estado para buscar uma solução. “Estamos correndo contra o relógio para resolver esse problema, haja vista o curto prazo dado pelo governo para a desocupação. Centenas de famílias foram surpreendidas com a decisão que, se levada adiante, vai afetar não só os agricultores, mas a economia de toda a região, que depende das atividades no espaço. Vamos buscar os recursos jurídicos necessários e contamos também com a sensibilidade do Executivo Estadual para essa questão”, afirmou o parlamentar.

Fonte: Jorn. Karine Bertani MTE 9427 | Assembleia Legislativa

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Quaraí é 10!

Quaraí é 10 com Jeferson Pires prefeito e vice Patrícia Moraes. 

Dia 6 de outubro, as urnas confirmarão a aprovação do povo quaraiense ao trabalho que Jeferson já dedicou à sua terra e à sua gente. E o projeto republicano para o município se consolidará com a eleição dos nossos candidatos a vereador do time 10. Rumo à vitória!


Candidato a vereador

 


Ele está ao lado da comunidade de Quaraí! 

Dia 6 de outubro vereador é Andre Kaus 10000!

Santana do Livramento


Em Santana do Livramento, estamos com Ana Tarouco 22 e Evandro Gutebier, vice-prefeito com uma atuação que tem orgulhado o Republicanos do Rio Grande do Sul.

Em time que tá ganhando não se mexe, temos certeza que no dia 6 de outubro as urnas confirmarão a aprovação popular ao trabalho realizado por esses grandes líderes.

Rainha da Fronteira


Em Bagé, estamos felizes e confiantes no bom desempenho da nossa nominata de candidatos a vereador. Nesta sexta-feira, discutimos propostas de atuação, ouvimos eleitores e acolhemos sugestões da comunidade.

Tivemos a oportunidade de sentir nas ruas a aprovação ao projeto político do Republicanos e a receptividade à chapa encabeçada por Roberta Mércio (PL) prefeita e Geraldo Gomes (PP) vice, que contam com o apoio do nosso partido na corrida eleitoral deste ano.

Universal Bagé


Em roteiro pela Rainha da Fronteira, tive a feliz oportunidade de abraçar os amigos Pr Fabrício e Pr Eder.

Jornal Ibiá


A edição de hoje do Jornal Ibiá, de Montenegro, repercute projeto de minha autoria aprovado nesta semana destacando a relevância da nova lei para a sociedade atual e para as próximas gerações.

TEXTO: A iniciativa do deputado gaúcho Sérgio Peres em transformar a preservação das Abelhas Nativas em ação comunitária talvez esteja sendo subvalorizada; considerada apenas uma ação limitada ao grupo dos Meliponicultores do Rio Grande do Sul.
Contudo, o projeto de lei, se de fato implantado em sua totalidade projetada, representará um benefício ao coletivo. Sem exageros, diante de tantas discussões fúteis e inúteis travadas após a catástrofe climática de maio, esta sugestão de uma atitude proativa é à melhor, inclusive considerando o longo prazo.
Para entender a relevância social e humana das abelhas, seja as nativas que não possuem ferrão ou as "africanizadas" com ferrão, é indispensável descrever a biologia envolvida na existência deste ser minúsculo.
Quando busca nas flores o Pólen que usará na fabricação da doce iguaria que conhecemos por mel, ela realiza uma operação de fertilização entre flores macho e fêmea.
Uma fascinante relação de vida que gira o ciclo de perpetuação das plantas, seja aquelas nativa do bioma, seja as cultivadas pelo ser humano para prover seu alimento.
A verdade é que toda a interferência que estamos realizando no Meio Ambiente está exterminando este agente polinizador, em níveis que acenderam o alerta.
A morte das abelhas significa o início da dizimação da raça humana por meio da fome! Parece trágico, porque de fato será uma tragédia, que será reconhecida somente quando olharmos para a face da dor, repetindo a catástrofe climática de maio.
Certamente a tecnologia deverá socorrer o agro, com técnicas artificiais de polinização, mas não sem elevar custos, ou até alterar a comida que conhecemos.
Inclusive há um mercado de aluguel de colmeias para serem alocadas em meio as plantações devido a ausência das polinizadoras naturais. Irônico pensar que os mesmos gastaram antes com aplicação dos venenos que matam as abelhas.
Agora o setor dos abnegados meliponicultores pede ajuda a todos nós na missão de preservar e reintroduzir as abelhas-sem-ferrão no Meio Ambiente.
O programa Polinizar Cidades quer incentivar as caixas de enxame em cada local possível, salientando que uma colmeia já faz grande diferença.

Edição de 23/08/2024 - Editoria Opinião, página 2.

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Cachoeira do Sul é 10!


A população merece contar com o trabalho, a seriedade e a competência de Hilton De Franceschi, candidato a prefeito pelo nosso partido, e do vice Carlos Simonetti (União Brasil).

Com os aspirantes a vereador, tratamos de propostas de trabalho e de alternativas para a retomada do desenvolvimento neste momento crítico de recuperação dos danos das enchentes, em que o município precisa de um líder capaz de de construir com a comunidade uma Cachoeira forte e humana.

Jornal O Sul

 Pelas crianças e adolescentes com autismo



Edição de 22/08/2024 do jornal O Sul


quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Pantano Grande


As propostas para o desenvolvimento de Pantano Grande pautaram reunião com candidatos do Republicanos local, onde nosso partido é liderado pelo Vladimir. Lançamos cinco nomes para a disputa eleitoral a vereador e estamos confiantes na vitória!

Projeto de Sergio Peres contempla alimentação de alunos autistas


O deputado estadual Sergio Peres (Republicanos) protocolou, neste mês de agosto, o projeto de lei 250/2024, que considera as particulares da alimentação de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) diagnosticada com restrição ou seletividade alimentar. O parlamentar propõe a garantia do fornecimento de alimentação adequada pela escola, com supervisão de nutricionista; também a permissão ao aluno para levar seu próprio lanche à escola, além da disponibilização de local apropriado para armazenagem dos alimentos. 

A proposição altera a Lei n.º 15.322/2019, que institui a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista no Estado do Rio Grande do Sul.  “Defendemos um olhar especial para a saúde da criança autista, formulando estratégias alimentares com a participação de médicos, nutricionistas e familiares das crianças, para elaborar dietas adequadas que minimizem desconfortos para a criança com TEA”, sustenta Peres. O autor do projeto pondera que existem alimentos que causam enjoos ou alergias em pessoas com autismo – e para a necessidade de oportunizar refeições de acordo com as particularidades daqueles que sofrem limitações, a fim de evitar reações adversas. 


A justificativa da matéria considera que seletividade alimentar é um comportamento não raro de crianças que têm preferências alimentares limitadas e restritivas, que evitam certos alimentos ou grupos de alimentos. Pode ocorrer em crianças, adolescentes ou adultos e pode ser influenciada por vários fatores, incluindo gostos pessoais, texturas, cheiros e experiências passadas.


O texto também informa que escolhas alimentares podem variar de leves a graves e, em alguns casos, podem afetar significativamente a qualidade de vida e a saúde nutricional. “Sem uma boa alimentação, a criança não se torna capaz de desenvolver corretamente o físico, o mental e o intelecto, influenciando na aprendizagem”, observa o deputado, que acredita que o projeto deverá  se consolidar em política pública para fortalecer as estratégias de saúde e educação alimentar nas escolas. 


Por lei municipal, a medida está em vigor nas cidades catarinenses de Jaraguá do Sul e Brusque, por iniciativa dos vereadores Nina Santin Camello (PP) e Jean Pirola (PP), respectivamente. Para se tornar lei no Rio Grande do Sul, o projeto precisa ser aprovado em plenário e sancionado pelo governador.


Fonte: Jorn. Karine Bertani MTE 9427 | Foto: Celso Bender

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Guaíba


O esporte como instrumento de promoção da saúde, da vida e da inclusão social é uma das principais bandeiras de luta do candidato a vereador Matheus Araújo (ao meu lado, de cinza). Conheci o professor de jiu-jitsu e sua equipe de apoiadores por intermédio do amigo Stefan Ludwig, em audiência nesta terça-feira em meu gabinete que tratou sobre as demandas do esporte no município.

SUS


A Saúde é uma das causas defendidas pelo candidato a vereador de Porto Alegre Enzo Bretos, que esteve hoje em meu gabinete com a Ana Lúcia de Paula de Carvalho, de Viamão, ocasião em que tratamos, de forma especial, das alternativas para diminuir o tempo de espera de cirurgias pelo Sistema Único de Saúde. A reunião foi acompanhada pela minha assessora parlamentar Eliziane Borba.

Hospital da PUC-RS


A Saúde não pode esperar. É um dos principais clamores da população e hoje foi pauta de audiência com a diretoria de Relações Interinstitucionais do Hospital São Lucas da PUC/RS, integrada por Oziel Alves e Solimar Amaro (diretor). Assegurei minha atenção aos pleitos apresentados pela instituição, que requer a modernização do setor de ultrassonografia.

Litoral Norte


A comunidade de Tramandaí esteve representada nesta terça-feira no Parlamento gaúcho pelo João Batista Ferreira, candidato a vereador pelo Republicanos, que trouxe ao meu gabinete demandas do município.

É neste domingo!


A Igreja Universal, por meio da Capelania Universal nas Forças Policiais (UFP), convida todos os integrantes das Forças Armadas, Forças de Segurança Pública, instituições de Justiça e seus familiares, para solenidade de homenagem a esses trabalhadores que diariamente se empenham em servir e proteger a sociedade.

Eu e o Pr Leonardo Álvaro dos Santos, coordenador da UFP, fizemos a entrega oficial do convite à Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que confirmou presença nesta grande reunião de fé.

Eu também estarei na cerimônia de Condecoração dos Heróis, alusiva ao Dia do Soldado, que será realizada no próximo domingo, dia 25 de agosto, na Avenida Júlio de Castilhos 607 (Catedral da Universal), Porto Alegre, às 9h30 da manhã, e é aberta ao público. Contamos com a sua presença e a de seus familiares!

Guaíba


As pautas de interesse da comunidade de Guaíba pautaram diálogo nesta terça-feira com comitiva do Republicanos integrada pelos nossos candidatos a vereador no município, Sedenir Silva e Sára Herbe (os dois ao meu lado), pelo amigo republicano Stefan Ludwig e pela vice-presidente do diretório local, Cassia Oliveira.

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Republicanos na mídia


Edição de hoje do jornal O Diário de Ivoti repercute a inauguração do comitê Maria prefeita 10 e Milton vice. 

Maria já mostrou seu trabalho como prefeita de Ivoti e vai trazer de volta o desenvolvimento que o município merece!

Foi dada a largada para a vitória! Uma excelente jornada, Republicanos!


domingo, 18 de agosto de 2024

Um novo tempo para Bento!


Participei do lançamento da candidatura de Paulo Caleffi prefeito e Rafael Pasqualotto vice, chapa apoiada pelo Republicanos em Bento Gonçalves. Na ocasião, também anunciamos a nominata do time 10 que representará nosso partido na disputa eleitoral pela Câmara de Vereadores. Sucesso a todos na jornada!

Parabéns, Tovi!

H


Hoje nos reunimos para celebrar a vida desse grande ser humano, Professor TOVI  10999, que neste domingo também lança oficialmente sua campanha para vereador de Porto Alegre. 

A capital dos gaúchos merece um representante de coragem, de trabalho, que não foge à luta quando a população mais precisa, e que há mais de 40 anos se dedica à querida comunidade do Passo das Pedras.

Que a infinita bondade de Deus te proteja e oriente tua missão, pelo bem da população!

sábado, 17 de agosto de 2024

A Maria é 10!


Tive a honra de participar da inauguração do comitê Maria prefeita e Milton vice.

Maria de Lourdes Bauermann Já mostrou seu trabalho como prefeita de Ivoti e trazer de volta o desenvolvimento que o município merece!

Foi dada a largada para a vitória! Uma excelente jornada, Republicanos!

Vale Verde vai ter prefeita!


A inauguração do comitê de campanha da republicana Dra Anna Maria 10 e Ricardinho vice definiu a arrancada da corrida eleitoral deste ano no município. O nosso deputado estadual Sergio Peres, vice-presidente do partido no RS, participou do evento que foi marcado por muita alegria e fé na vitória!

Maratá é 10!



A primeira prefeita eleita pelo Republicanos do Rio Grande do Sul, Gisele Schneider, é candidata à reeleição em Maratá. Participei do lançamento da campanha desta grande líder que já fez e ainda tem muito a fazer pelo seu povo!

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Arroio do Sal de volta ao desenvolvimento!


Luciano Pinto conta com o reconhecimento da população para ser reconduzido à prefeitura do município do litoral, com Valdir Cenci candidato a vice.

O primeiro dia de campanha eleitoral foi marcado pelo lançamento da candidatura do Republicano, que já presidiu a FAMURS. O ato que reuniu a militância contou com a presença do deputado estadual Sergio Peres, vice-presidente do diretório do nosso partido no RS.

Palmares/Quintão


Quem soube construir fará Palmares evoluir!

O Republicanos está apoiando Regis da Netpal prefeito com a nossa candidata a vice, Jeane da Saúde, por um futuro melhor para Palmares do Sul.

O nosso partido colocou seu time em campo com 10 candidatos a vereador no lançamento da campanha nesta sexta-feira, em evento que contou com a presença do deputado estadual Sergio Peres, vice-presidente do Republicanos RS.
É hora de avançar, boa jornada a todos!

Eleições 2024


Chegou a hora! Vamos levar aos municípios gaúchos as nossas ideias, nossa alegria e nossos valores. Sempre estivemos com o povo e é ao lado dele que venceremos mais essa batalha. Todos rumo à vitória! Em frente, Republicanos!

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Meu Caraá


O pequeno empreendedor sentiu muito os efeitos das enchentes de 2023 e 2024 no município de Caraá, minha cidade natal. Os interesses dessa categoria que movimenta a economia estão entre as pautas de defesa da empresária Lidiane, pré-candidata a vereadora pelo Republicanos. Nesta terça-feira ela esteve em meu gabinete apresentando reivindicações do setor e solicitando apoio para a recuperação da economia local.

Cadeia produtiva do mel

 


O projeto de lei 561/2023, de minha autoria, que estabelece regras para a pulverização de produtos químicos agrícolas no Rio Grande do Sul, foi tratado hoje em audiência em meu gabinete com Henrique Guimarães e Sibele Kamphorst, representantes da Syngenta, grupo empresarial líder no desenvolvimento de tecnologias para o mercado agrícola no mundo.

A proposição que apresentei por solicitação de produtores rurais tem por objetivo de erradicar ocorrências de mortandade das abelhas a partir da contaminação por agroquímicos.

Condecoração dos Heróis


A Igreja Universal, por meio da Capelania Universal nas Forças Policiais (UFP), convida todos os integrantes das Forças Armadas, Forças de Segurança Pública, instituições de Justiça e seus familiares, para solenidade de homenagem a esses trabalhadores que diariamente se empenham em servir e proteger a sociedade.

Eu e o Pr Leonardo Álvaro dos Santos, coordenador da UFP, fizemos hoje a entrega oficial do convite ao Chefe de Polícia Civil do Estado, delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira.
A cerimônia de Condecoração dos Heróis, alusiva ao Dia do Soldado, será realizada no dia 25 de agosto (domingo), na Avenida Júlio de Castilhos 607 (Catedral da Universal), Porto Alegre, às 9h30 da manhã, e é aberta ao público. Contamos com a sua presença e a de seus familiares!

Barra do Ribeiro


 

Está marcado para a próxima sexta-feira o lançamento da campanha dos nossos candidatos a vereador no município, em um grande ato político que também marcará o início da campanha de João Francisco prefeito, do MDB e Kátia Feijó vice (do PP), com o apoio  do nosso partido.

Recebi o convite hoje durante reunião com o vice-presidente do diretório municipal do Republicanos, Delmar Abreu, e com o nosso vereador Dalvane Jacó Barbian, pré-candidato à reeleição.

O evento se iniciará às 20h no Piquete Gaudilhos, no centro de Barra do Ribeiro.

Dia do Cardiologista

 


terça-feira, 13 de agosto de 2024

Parabéns à família UNIVERSAL!


Os 47 anos de história da nossa mãe espiritual, a Igreja Universal, foram motivo de homenagem na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, por proposição da Bancada do Republicanos. Os vereadores Alvoni Medina e José Freitas fizeram a entrega do título de Cidadão de Porto Alegre ao líder da instituição no Estado, Bispo Guaracy Santos. Também foi reconhecido o trabalho de todos os obreiros e obreiras, representados pelo Pr Fernando Liscano.

Vida longa à Universal, que ao longo dessas quase cinco décadas, tem se dedicado a salvar almas, a estender a mão para as pessoas que mais necessitam - e a semear o amor e a fé na cidade e no campo, nos hospitais, nos presídios, e em tantos locais onde muitos não querem estar. Parabéns a todos!

Cachoeirinha


As ideias e propostas da pré-candidata a vereadora pelo Republicanos, Professora Hellen Costa, nortearam reunião em meu gabinete, que também contou com a participação de Camilo Oleques, Eva Nunes, Daisy Thome e Evani Fernandes.

Polinizar Cidades


Criação de abelhas-sem-ferrão é alternativa de renda ao produtor rural, é desenvolvimento econômico para o nosso Estado e é saúde na mesa dos gaúchos!

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (13), o projeto de lei 544/2023, de minha autoria, que institui o Programa ”Polinizar Cidades” no Rio Grande do Sul. A iniciativa tem por finalidade a divulgação, a conservação das abelhas nativas sem ferrão e a instalação de meliponários em escolas, hortas comunitárias, praças, zoológicos e em outros espaços verdes localizados nas áreas urbanas dos municípios gaúchos.
A meliponicultura está relacionada à criação de abelhas-sem-ferrão, também chamadas de abelhas nativas ou abelhas indígenas.
São objetivos do Programa “Polinizar Cidades”: incentivar a instalação de colmeias nas áreas verdes dos municípios; formar e capacitar multiplicadores e guardiões das abelhas nativas sem ferrão, visando à manutenção da cultura de criação desses insetos benéficos; implantar o Programa nas escolas da rede de ensino do Estado; promover a educação ambiental a partir da divulgação dos serviços ecossistêmicos de regulação e equilíbrio do planeta promovidos pelas abelhas nativas; auxiliar na conservação das espécies de polinizadores; promover a consciência ecológica das crianças e adolescentes e estimular a criação racional de abelhas sem ferrão.
Minha proposta também prevê parcerias e convênios para o fornecimento de caixas de criação racional e enxames de abelhas-sem-ferrão, bem como para o fornecimento de mudas de plantas melíferas que viabilizem um ambiente favorável para a alimentação e nutrição das abelhas.
Para entrar em vigor, a proposição depende da sanção do governador Eduardo Leite.

São Jerônimo


A querida comunidade de SÃO JERÔNIMO esteve representada hoje no Parlamento gaúcho pelo pré-candidato a vereador Evandro Oliveira e pelo Pr Adriano de Toledo, da Igreja Canaã Celestial, que trouxeram ao meu gabinete pleitos municipais.

Assembleia Legislativa aprova Programa Polinizar Cidades, de Sergio Peres


Os deputados gaúchos aprovaram, nesta terça-feira (13), o projeto de lei 544/2023, de autoria do deputado estadual Sergio Peres (Republicanos), que institui o Programa ”Polinizar Cidades” no Rio Grande do Sul. A iniciativa tem por finalidade a divulgação, a conservação das abelhas-sem-ferrão e a instalação de meliponários em escolas, hortas comunitárias, praças, zoológicos e em outros espaços verdes localizados nas áreas urbanas dos municípios gaúchos.

A meliponicultura está relacionada à criação de abelhas-sem-ferrão, também chamadas de abelhas nativas ou abelhas indígenas – e a todas as atividades de produção de mel e seus derivados. “É um setor que apresenta capacidade de expansão e precisa ser pensado como política de Estado para contribuir com o desenvolvimento social e econômico, de forma ambientalmente sustentável”, observa Peres, que presidiu, na Assembleia Legislativa, a Comissão Especial da Apicultura e Meliponicultura.

Inspirado no programa "Poliniza Santa Catarina", o "Polinizar Cidades” pretende incentivar a instalação de colmeias nas áreas verdes dos municípios;  formar e capacitar multiplicadores e guardiões das abelhas nativas sem ferrão, visando à manutenção da cultura de criação desses insetos necessários ao equilíbrio do ecossistema;  implantar o Programa nas escolas da rede de ensino do Estado; promover a educação ambiental a partir da divulgação dos serviços ecossistêmicos de regulação e equilíbrio do planeta promovidos pelas abelhas nativas; auxiliar na conservação das espécies de polinizadores;  promover a consciência ecológica das crianças e adolescentes e estimular a criação racional de abelhas sem ferrão.

O projeto de Sergio Peres também prevê parcerias e convênios para o fornecimento de enxames de abelhas-sem-ferrão e caixas para a criação dos insetos, além da distribuição de mudas de plantas melíferas que permitam um ambiente favorável para a alimentação e nutrição das abelhas. Para entrar em vigor, a matéria depende da sanção do governador Eduardo Leite.

Fonte: Jorn. Karine Bertani MTE 9427 | Assembleia Legislativa

Maquiné

 


Tive honra de conhecer hoje a plataforma de trabalho e planejamento de mandato do pré-candidato a prefeito Adilson Bopsin, que aproveitou o momento para defender reivindicações da população local.

Canoas


A líder estadual do movimento setorial Mulheres Republicanas, Beth Colombo, é pré-candidata a prefeita do município. Hoje conversamos sobre as pautas de interesse dos canoenses com o pré-candidato a vice, Gilson Oliveira.

Saúde dos Olhos


A cirurgia de estrabismo é considerada um procedimento de baixa complexidade e não dura mais que uma hora, em média.

Apesar de ser uma operação simples, o Sr Jair Rech (de cinza) aguarda há cinco anos a chamada para a realização da cirurgia de correção na neta, que hoje tem 12 anos de idade.
Ele esteve em meu gabinete nesta terça-feira, por intermédio de Enzo Bretos e do Professor Toco, que alertam para a dificuldade de aprendizado e de interação social de crianças e adolescentes que enfrentam esse problema – e para a urgência em promover o acesso universal a cirurgias oculares.
A Saúde não pode esperar. É uma missão assumida pelo Republicanos com a população e uma das principais bandeiras de luta de Enzo, que neste ano é pré-candidato a vereador em Porto Alegre.

Cachoeirinha


Assuntos de interesse da comunidade foram tratados com o pré-candidato a vereador pelo Republicanos Maiquel Amaral, que esteve nesta terça-feira em meu gabinete apresentando demandas locais.

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Pareci Novo


Acolhi nesta quarta-feira solicitação dos vereadores Antonio Gelci de Mello e Jairo Heck, que alertam para a necessidade de construção de redutores de velocidade na ERS 124, rodovia que liga a Região dos Vales à Serra Gaúcha e ao Polo Petroquímico. Os vereadores republicanos chamam a atenção para o aumento do tráfego, que apresenta riscos para motoristas e pedestres. O projeto de engenharia orçado em R$ 200 mil contempla melhorias nas três principais entradas da cidade e nos bairros Jardins de Pareci, Bananal e Várzea do Pareci.

A vida é o bem maior que nós temos e todas as medidas devem ser tomadas no sentido de garantir a segurança da população.

Litoral


A querida comunidade de Arroio do Sal esteve representada nesta quarta-feira no Parlamento gaúcho por comitiva de Republicanos integrada pelo Alisson Alves; pela Patrícia Ávila; pelo nosso pré-candidato a vereador Jhonatan Batista; Vanderlei Machado e Rosane Lipski Machado, que estiveram em meu gabinete apresentando demandas da população.