terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Correio do Povo

Instalação da Frente em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem por deputados do PRB é destaque no Correio do Povo desta terça-feira.

Leia abaixo o texto da matéria:

Das 76,6 milhões de toneladas de resíduos geradas pelos brasileiros anualmente, apenas 3% são recicladas. Mesmo assim, somente esse percentual é o suficiente para movimentar cerca de R$ 12 bilhões na economia do país, segundo dados do Ipea. Os números, que levaram à criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva em âmbito federal, agora fazem com que o mesmo grupo seja instituído na Assembleia Legislativa gaúcha.

O lançamento foi ontem, em Porto Alegre, pelos deputados estadual e federal Sérgio Peres e Carlos Gomes, ambos do PRB/RS. Para Gomes, é necessário refletir sobre a quantidade de materiais que estão sendo enviados para o lixo e, em vez de serem revertidos em recursos financeiros, contaminam o meio ambiente e prejudicam a saúde da população. Ele destaca que hoje o país gasta aproximadamente R$ 1,3 bilhão para tratar doenças decorrentes de uma má gestão dos resíduos.

Além de conscientizar sobre os efeitos de uma melhor gestão de reciclagem na economia, Sérgio Peres considera importante trabalhar a conscientização de maneira geral, do poder público, de empresas privadas e também das famílias, para incentivar a separação correta dos resíduos. Segundo ele, no que se refere aos governos, especificamente, há uma falta de investimento e de interesse na qualificação de pessoas dessa cadeia produtiva.

Alguns dos passos para se percorrer, conforme os parlamentares, dizem respeito a serviços como coleta seletiva, separação adequada e incentivos às indústrias e cooperativas que trabalham com a reciclagem. O coordenador da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Odair Luiz Segantini, disse que um dos principais pontos a serem resolvidos é entender que a gestão de resíduos precisa de investimentos financeiros.

Edição de 27/02/2018 do Correio do Povo - Editoria Geral, página 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.