terça-feira, 30 de junho de 2020

Sergio Peres confirma apoio a reivindicações do Comitê Estadual de Crise da Educação Física na Covid-19



O deputado estadual Sergio Peres (Republicanos) acolheu, nesta terça-feira (30), demandas do Comitê Estadual de Crise da Educação Física na Covid-19. A reunião foi realizada de forma virtual com o presidente da organização, Alessandro de Azambuja Gamboa; com o delegado da Federação Internacional de Educação Física (FIEP-RS), Everton Deiques; e com a conselheira integrante do CREF2/RS, Carla Tatiane Pretto, que também preside o Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul. 

O comitê solicita a análise do PL 144/2020, de autoria da deputada Fran Somensi (Republicanos), que reconhece a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais para a população do Rio Grande do Sul em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade, bem como nos espaços públicos em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais.

Sergio Peres garantiu apoio à proposição, que está em trâmite na Comissão de Constituição de Justiça da Assembleia Legislativa. Os integrantes do comitê chamam a atenção para as determinações da Lei Federal 8.080/90 que regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, estabelecendo que a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. Também destacam o disposto na lei sobre a importância das atividades físicas na garantia do bem-estar físico, por meio de ações destinadas às pessoas e à coletividade, como um dos fatores condicionantes e determinantes para a saúde.

A respeito da prática esportiva na pandemia, o documento entregue a Sergio Peres pelo comitê ressalta o conteúdo do informe publicado pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), em 17 de março deste ano, que reforça a necessidade da manutenção das atividades físicas durante o isolamento social, desde que respeitadas as precauções indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e demais órgãos governamentais competentes, ilustrando os benefícios à saúde advindos da prática regular de exercícios e a importância deles, especialmente aos cidadãos do chamado “grupo de risco”, formado, em maioria, por idosos e pelos portadores de comorbidades como diabetes e doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial, além dos pacientes imunodepressivos.

Sobre o Comitê Estadual de Crise da Educação Física na Covid-19

O comitê foi criado há duas semanas com o objetivo de representar e reunir reivindicações de órgãos representativos da classe, organizando e planejando ações para garantir a essencialidade da prática de exercícios físicos na promoção de saúde e bem-estar durante o período de pandemia. É integrado por trabalhadores, associações, sindicatos e outras entidades representativas dos profissionais de Educação Física e de organizações públicas e privadas, como clubes e academias.

Fonte: Jorn. Karine Bertani - MTE 9427 | Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.