Reeleito para o quarto mandato com 74.685 votos, desempenho superior aos outros pleitos, Sergio Peres é um dos 55 deputados estaduais que deverão representar os gaúchos na Assembleia Legislativa no quadriênio 2023-2026.
A cerimônia de diplomação de eleitos realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no auditório do Ministério Público, em Porto Alegre, oficializou, nesta segunda-feira(19), a legitimidade para o mandato de deputados federais e estaduais gaúchos; do primeiro senador eleito pelo Republicanos do Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão, do governador reeleito Eduardo Leite, e do vice, Gabriel Souza. O ato confirma a condição para o cargo dos representantes da população e marca o encerramento do processo eleitoral de 2022.
Peres anunciou que, em 2023, deverá buscar a aprovação de projetos de sua autoria que já estão em trâmite no Poder Legislativo gaúcho. Os primeiros a receberem atenção são o PL 269/2021, que isenta do pagamento de tarifa de pedágio os veículos cujos proprietários residam ou trabalhem nos municípios sedes das praças de pedágio; o PL 142/2016, que prevê a reserva de 2% vagas de trabalho para pessoas com mais de 60 anos em empresas privadas com mais de 100 empregados; e, também, o PL 249/2021, que impõe aos locadores a obrigatoriedade pelo pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU nos imóveis residenciais do Rio Grande do Sul. No momento, as proposições aguardam parecer na CCJ.
A ampliação de alternativas de renda para o produtor rural também pauta a atuação do deputado, que instalou a Frente Parlamentar da Aquicultura, Piscicultura e Aquaponia, com fins de fortalecer a cadeia produtiva do setor e tornar o preço do pescado mais acessível aos gaúchos. Para o próximo ano, estão nos planos de Peres a criação de outras frentes de amparo aos homens e mulheres do campo, como o atenção aos setores da apicultura e meliponicultura.
Trajetória
Filho de pequenos agricultores do município de Caraá, Sergio Peres nasceu em 2 de julho de 1968 e cresceu na roça, numa família de 16 irmãos. Presidiu a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e no último mandato também integrou a Comissão de Constituição e Justiça; a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, além da Comissão de Defesa do Consumidor, do Contribuinte e de Participação Legislativa Popular.
Fonte: Jorn. Karine Bertani MTE 9427 | Assembleia Legsilativa | Foto:Elaine Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.