terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Aprovado projeto que beneficia pessoas com autismo


Proposta de Sergio Peres recebeu votação unânime 

A partir de 2023, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não precisarão mais renovar laudo médico referente à sua condição. A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira(20), por unanimidade, Projeto de Lei 171/2021, de autoria do deputado estadual Sergio Peres (Republicanos), estabelecendo que os atestados periciais tenham prazo de validade indeterminado. 

A proposição responde a uma reivindicação das famílias de pacientes com TEA, que precisam constantemente buscar a renovação de laudo para ter acesso a benefícios e serviços públicos voltados a esse grupo social.

“Consideramos descabida a atualização de laudos e novas perícias para comprovar o autismo, pois não estamos falando de uma condição passageira, mas permanente. Mesmo que no decorrer do tratamento se verifiquem mudanças na intensidade da manifestação, a pessoa estará nessa condição por toda a sua vida”, sustenta Peres, ao defender o projeto na tribuna antes da votação.

O projeto altera a Lei n.º 15.322/2019, que Institui a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista no RS. A matéria depende de sanção do governador para entrar em vigor. Nesse caso, deverá beneficiar, pelo menos, 4 mil pessoas com o transtorno no Estado, número equivalente ao registro de solicitações da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA.

Fonte: Jorn. Karine Bertani MTE 9427 | Assembleia Legislativa | Foto: Guerreiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.