Nota do Republicanos sobre o projeto
que altera o Plano de Carreira do Magistério
Após análise que compreendeu amplo diálogo com professores, técnicos e agentes educacionais da região metropolitana e do interior do Estado, a bancada do Republicanos na Assembleia Legislativa gaúcha manifesta sua contrariedade ao texto do projeto de lei que altera o Plano de Carreira do magistério estadual, protocolado pelo Poder Executivo.
Os parlamentares do Republicanos reconhecem o esforço do atual governo em sanar a crise financeira enfrentada pelo Estado. Alertam, porém, que sob a configuração apresentada, a proposição opõe-se a princípios que são caros aos republicanos: a Educação como projeto de nação e a atenção às vidas de trabalhadores e trabalhadoras que constroem com suor o nosso Rio Grande.
Desde o início desta gestão, nos colocamos atentos e cooperativos para a superação de desafios impostos pela conjuntura. Todavia, não podemos partilhar de políticas que busquem vencer tais dificuldades com o sacrifício da base da pirâmide, formada por homens e mulheres que já se encontram, há anos, em situação de precariedade acarretada por salários baixos e parcelados, muitos vivendo em condição indigna.
Defendemos um Estado competente para recuperar suas finanças, meta pela qual sempre colocamos nossa participação e empenho, convictos da necessidade de esforço coletivo para alcançar as mudanças que queremos. Mas também aspiramos a um Estado comprometido com o bem-estar das famílias, sensível ao sofrimento humano, capaz de assumir com responsabilidade os seus filhos e filhas, e de olhar com respeito aos que escrevem, com giz, uma história de trabalho, de resignação e de amor à educação.
Reiteramos que não são formulações de gabinete: para mudar a vida das pessoas, é preciso saber ouvi-las, acompanhar suas lutas, ter humildade para aprender com elas. Nossa decisão foi tomada com olhos e ouvidos atentos a esse Rio Grande imenso e aos servidores a serem atingidos pelas consequências da medida.
Seguimos construindo sugestões internamente, entre lideranças do nosso partido e, especialmente, com representantes da categoria, a fim de promover as alterações necessárias.
Não seremos obstáculo para a urgente reforma estrutural do Estado, pelo contrário; somos mais um braço a construir um Rio Grande robusto, mas também humano, com um plano de carreira justo para o nosso magistério. Agradecemos a confiança dos professores que têm nos procurado trazendo sugestões, e seguimos colocando à disposição do governo e da sociedade o nosso compromisso com o coletivo, princípio republicano que jamais abandonaremos.
BANCADA DO REPUBLICANOS
Deputada Fran Somensi
Deputado Sergio Peres (líder)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.