CCDH recebe demanda de vagas de trabalho
para comunidade surda na AL
A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Sergio Peres (Republicanos), recebeu representantes da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) nesta quarta-feira (16), durante o período de assuntos gerais da reunião ordinária.
A participação da entidade aconteceu por solicitação da deputada Any Ortiz (Cidadania). Com a utilização de duas intérpretes de Libras, o presidente da Feneis, Carlos Roberto Martins, relatou as dificuldades que a comunidade surda enfrenta no cotidiano. Mas é o avanço do desemprego que mais preocupa a entidade, uma vez que dois convênios federais não serão mantidos e repercutirão em desemprego de pelo menos 20 deficientes auditivos. O grupo solicitou apoio da CCDH para que a Assembleia firme convênio com o Feneis.
A deputada Any Ortiz (Cidadania) destacou as dificuldades enfrentadas pela comunidade surda e a importância da Feneis para mediar situações. Já o presidente Sérgio Peres mencionou a iniciativa já tomada pela CCDH, que solicitou à Mesa Diretora da Assembleia a contratação de intérpretes e tradutores de Libras para as reuniões das comissões. E ponderou que as situações de contratação têm que ser mediadas também pelo Tribunal Regional do Trabalho. O assunto deve ser encaminhado para a presidência da Assembleia e à Mesa Diretora.
Tanto Sofia Cavedon quanto Jeferson Fernandes, ambos do PT, manifestaram-se pela construção de políticas públicas de inclusão e respeito à essa comunidade.
Presenças
A reunião da CCDH desta quarta-feira (16) registrou a presença do presidente, Sérgio Peres (Republicanos), e dos deputados Jeferson Fernandes (PT) e Gaúcho da Geral (PSD), e as deputadas Luciana Genro (PSOL), Any Ortiz (Cidadania) e Sofia Cavedon (PT).
Fonte: Agência de Notícias ALRS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.