Sergio Peres presta homenagem aos
50 anos da Federação Gaúcha de Judô
O deputado Sergio Peres (Republicanos) ocupou o período do Grande Expediente desta quinta-feira (10) para homenagear os 50 anos de fundação da Federação Gaúcha de Judô, entidade máxima da arte marcial no Rio Grande do Sul. Reunindo mais de 50 clubes, a entidade, que organiza os campeonatos em níveis regional e estadual, copas e supercopas, congrega 7 mil atletas registrados. Considerada uma das mais atuantes do cenário nacional, organiza também seletivas, em meio às competições, com o objetivo de convocar a Seleção Gaúcha de Judô para representar o Rio Grande do Sul em disputas nacionais promovidas pela Confederação Brasileira de Judô.
Peres lembrou que a Federação nasceu de um departamento de judô dentro da Federação Rio-grandense de Pugilismo. “Em 1967, no Campeonato Brasileiro Juvenil de Judô, o atleta de Passo Fundo Álvaro Garcia Pacheco tornou-se o primeiro gaúcho a ser campeão brasileiro”, rememorou.
A vitória, segundo ele, deu muita visibilidade ao esporte no Rio Grande do Sul e se somou a outros eventos que fortaleceram o departamento de judô e estimularam o seu crescimento entre os gaúchos. “Formou-se um movimento de busca de autonomia, culminando na criação da Federação Gaúcha de Judô, em 11 de março de 1969”, apontou.
Peres afirmou ainda que João Derly deixa sua marca na administração estadual por um motivo especial. “O nosso secretário tem uma atuação construída a partir do olhar de quem vivenciou a realidade do esporte, de quem conhece o dia a dia dos clubes, de quem já sentiu na pele os desafios enfrentados até hoje pelos atletas em nosso País. João Derly é um dos responsáveis por elevar nosso nome lá fora”, elogiou.
Hoje o Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com o maior número de títulos olímpicos e mundiais. “Essas medalhas não caíram do céu. Elas são fruto de trabalho e de muitas renúncias”, apontou o deputado, que fez menção ao papel dos professores que atuam nos clubes, nas academias, nas escolas e nas comunidades mais pobres, “onde adquirir um quimono já é uma vitória”.
Para o parlamentar, os maiores triunfos do judô não se alcançam pelo desempenho nas competições. “As medalhas mais preciosas são entregues à sociedade na forma de exemplos, de incentivo e de vidas resgatadas por meio do esporte. Não é só a transformação de uma existência: é o alívio de uma família, é a renovação da esperança de tantas pessoas à volta, a quem aquela jornada servirá de estímulo”, acredita.
Combate à intolerância
Os deputados Tenente-coronel Zucco (PSL), Luciana Genro (PSOL), Sofia Cavedon (PT) e Issur Koch (PP) se manifestaram por meio de apartes. O secretário do Esporte e do Lazer, João Derly, representou o governador do Estado Eduardo Leite na homenagem, que foi prestigiada também pelo vereador de Porto Alegre José Freitas (Republicanos) e pelo presidente da Faders, ex-deputado Marquinho Lang.
Após o discurso na tribuna, o parlamentar entregou a Medalha da 55ª Legislatura ao presidente da FGJ, Cesar de Castro Cação.
Fonte: Agência de Notícias Assembleia Legislativa RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.