quarta-feira, 23 de junho de 2021

Comissões Temporárias

Assembleia Legislativa terá Comissão Especial para tratar da Cadeia Produtiva da Piscicultura



Foi aprovado, na sessão plenária da última terça-feira (22), o Requerimento de Comissão Especial (RCE 7/2021) de autoria do deputado Sergio Peres (Republicanos), que propõe a criação da Comissão Especial para tratar da Cadeia Produtiva da Piscicultura no Estado do Rio Grande do Sul. O intuito é estimular a produção e estabelecer estratégias para fomentar o setor, bem como debater e formular políticas que visem à capacitação dos produtores.

O requerimento assinado por 38 parlamentares recebeu 50 votos favoráveis. Sergio Peres deverá presidir o colegiado, que tem instalação prevista para a próxima semana.

O parlamentar esteve hoje na Divisão de Aquicultura e Pesca da Superintendência Federal de Agricultura no RS, onde foi recebido pela chefe de Serviço de Aquicultura e Pesca, Renata Melon Barroso Bertolini. A médica veterinária com Phd em Biologia Molecular apresentou os principais desafios do setor que requerem a atenção dos gestores públicos, além do potencial de expansão e fortalecimento da atividade, com destaque à necessidade da formulação de políticas para a profissionalização de produtores e integração de elos da cadeia produtiva como processamento, transporte e distribuição.

A audiência contou com a participação da diretora da Tri Tilápia, Maria Elisabete Haase-Möllmann, de Lajeado. A empresa startup é vinculada à Incubadora Inovates, Centro de Inovação Tecnológica da UNIVATES. “O Ministério da Saúde recomenda comer pescado duas vezes por semana. Pretendemos incentivar o aumento do consumo do peixe inteiro no RS, trazendo do produtor direto à mesa de dos consumidores por meio de e-commerce. Aqui no estado, nos alimentamos menos de pescado do que a média brasileira e a do mundo e estamos longe do que orienta a FAO”, avalia Elisabete, que é doutora em Química.

Fonte: Jorn. Karine Bertani - MTE 9427 | Assembleia Legislativa - Foto: Eder da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.