Muitos desabrigados perderam seus óculos durante as cheias, no momento de deixar suas casas ou até durante resgastes, e não têm mais acesso às receitas das lentes.
Iniciativas fornecem receitas oftalmológicas e doam óculos de grau para vítimas das enchentes. Em abrigos e óticas, profissionais voluntários oferecem exames gratuitos em parceria com ONGs, e disponibilizam uma armação por pessoa.
Saiba como conseguir óculos e receitas - ou como apoiar esse trabalho:
Instituto Dia do Amor - Por meio do programa Olhar com Amor, o Instituto Dia do Amor disponibiliza consultas e exames completos com oftalmologistas voluntários e fornece a armação e as lentes do óculos de forma gratuita, com apoio de óticas parceiras. Além do serviço, a ONG se desloca até os abrigos para realizar as consultas ou fornece transporte para que a pessoa chegue até o local onde o atendimento será realizado.
Com mais de 200 inscrições até o momento, o serviço necessita de mais oftalmos voluntários e da doação de armações para a colocação das lentes. Para entrar na lista de espera pelo atendimento, é preciso preencher o cadastro neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf5A7fGObqaL5GmeD4GIx3Y2CElK84w3frq8Fy4I3WFuy57OQ/viewform?pli=1 .
À frente da ONG, Carla Müller ressalta que é importante que o material oriundo das doações esteja em boas condições.
Para oferecer serviço oftalmológico voluntário junto ao Instituto Dia do Amor ou ser uma ótica parceira, é preciso entrar em contato diretamente com Carla, pelo e-mail: contato@diadoamor.org ou pelo fone (51) 51 994329930. As óticas De Conto, Eurovisao, La Vie e Willy são parceiras da ONG. Para doar armações, é necessário entrar em contato diretamente com as óticas.
SORIGS - A Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (SORIGS) mobilizou profissionais para oferecer o atendimento oftalmológico gratuito em abrigos de Porto Alegre e em seus consultórios próprios. Para fornecer os óculos, a instituição firmou parceria com as fabricantes de lentes Hoya e Essilor, e com as óticas gaúchas Foernges e Coliseu.
Em parceria com a Faculdade de Medicina da UFRGS, a SORIGS recebe as demandas pelo serviço conforme levantamento dos coordenadores dos abrigos de Porto Alegre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.