De autoria do deputado Sergio Peres, a Lei nº 15.663/2021, institui, no Rio Grande do Sul, o Dia Estadual da Pessoa Surdocega.
A surdocegueira é considerada uma deficiência complexa, pois além de se apresentar em diferentes graus de limitação da audição e da visão da pessoa, a maneira com que o indivíduo percebe sua condição também influencia na sua forma de interagir com o mundo e com as pessoas.
A lei que institui essa data foi formulada com a participação do segmento, com o intuito de chamar a atenção do poder público e da sociedade para essa camada da população por meio da realização de campanhas educativas visando à prevenção de doenças causadoras da surdocegueira durante a gestação; da promoção de debates sobre políticas públicas voltadas à atenção integral à pessoa surdocega; do desenvolvimento de ações de coleta de dados e produção de conhecimento para atender as necessidades da população surdocega e suas famílias nas áreas da saúde, educação, lazer, segurança e inclusão social.
Queremos fomentar atividades de integração com todos os setores da sociedade, para que conheçam, compreendam e se solidarizem com as pessoas surdocegas, combatendo qualquer forma de discriminação. Também consideramos que é preciso promover ações de divulgação dos avanços técnico-científicos relacionados à educação e inclusão social da pessoa com surdocegueira.
Os surdocegos se comunicam de formas diversas. Dentre elas, o tato tem destaque. As principais são:
Tadoma: colocar a mão sobre os
lábios, face e pescoço para sentir a vibração da voz;
Libras: a língua brasileira de sinais
do surdo é adaptada ao surdocego, e percebida de forma tátil;
Alfabeto manual: fazer o alfabeto
manual do surdo na palma da mão do surdocego;
Desenho: relatando fatos ou figuras;
Braille: os seis pontos em relevo, combinados,
formam as letras e os números;
Alfabeto Moon: desenhos em relevo;
Sistema pictográfico: símbolos,
figuras que significam ações, objetos;
Letra de forma: desenhar na palma, no
braço, ou nas costas da mão as letras do alfabeto;
Objetos de referência: o objeto que
significa a ação. Por exemplo: o copo, significa beber;
Pistas: objetos ou símbolos colados
em cartões ou em outro material;
Caderno de Comunicação: desenhos que
indicam a atividade;
Tábua de Comunicação: letras em
relevo ou pontos de Braille em relevo, em uma placa;
Objetos: que indicam pessoas, locais
e outros detalhes, colados em uma placa;
Guia intérprete: para surdocegos
adultos.
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