sábado, 21 de agosto de 2021

Coxilha

 Carta de Intenções formaliza pleitos 

do setor de Piscicultura para o Planalto Médio



O deputado estadual Sergio Peres (Republicanos) confirmou, neste sábado (21), no município de Coxilha, o compromisso da Comissão Especial da Cadeia Produtiva da Piscicultura com as reivindicações apresentadas em Carta de Intenções entregue por representantes do setor na região do Planalto Médio do Estado. A entrega oficial foi feita na sede do Grupo Santa Fé Agro, no setor da Santa Fé Acqua Piscicultura.

Entre as principais solicitações destacam-se a atualização e revisão da legislação estadual para a Aquicultura e Piscicultura; a criação de projetos de parceria entre produtores e prefeituras para agilizar a liberação de licenças ambiental, de operação e de produção; revisão das taxas cobradas por órgãos ambientais; estudo para liberação de novas espécies para produção em cativeiro; incentivo para a produção de ração nas propriedades que atuam no setor de Piscicultura; inclusão de linha de financiamento de custeio agrícola para a produção de peixes no Plano Safra, além da padronização e mapeamento de dados sobre rendimento das espécies de peixe produzidas na região.

“Acreditamos que é possível viabilizar e desenvolver a atividade em escala industrial na cadeia produtiva do peixe em nosso Estado, mas precisamos de uma legislação específica para nós, atualizada, clara e flexível, que incentive os trabalhadores a investir nesse ramo”, sustenta o presidente do Grupo Santa Fé Agro, Celso Antônio Mattei.

Sergio Peres conheceu a propriedade de 600 hectares, sendo 20 deles destinados à Piscicultura, hoje com 7 hectares de lâminas d água em plena produção. As atividades desenvolvidas pela Santa Fé Acqua Piscicultura abrangem a produção de alevinos pré-juvenil e juvenil em estufas com Sistema de Bioflocos e realização da fase final de engorda de tilápias em tanques escavados.

A produção das lavouras de inverno foram projetadas para a comercialização de grãos e, principalmente, para a industrialização da ração de peixes na propriedade, ratificando a vocação sustentável do empreendimento familiar que ingressou no ramo da Piscicultura há 30 anos. “Não adianta nós trabalharmos isolados, o produtor de alevinos e o frigorífico também isolados. Temos em nosso Estado áreas para a construção de tanques de cultivo, disponibilidade de água, pessoas com força de vontade, instituições de ensino para formar profissionais com interesse na atividade, mas falta pensar e agir no coletivo, unir os elos dessa cadeia e produzir, em escala industrial, um pescado de qualidade para a mesa do consumidor”, sentenciou Maria Gabriela Lima Mattei, que dirige o Grupo Santa Fé Agro ao lado dos irmãos Dionísio, Maria Luísa e Maria Helena. “Nossa meta é transformar a Santa Fé Acqua num complexo modelo onde o produtor seja assistido, onde possamos também promover cursos de capacitação e seminários em parceria com as instituições de ensino. Queremos ser referência de informação nas áreas de manejo, controle e assistência técnica”, planeja a gestora. De acordo com Maria Gabriela, o projeto está sendo criado com a participação do Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária – CEPAGRO/UPF, sob a coordenação do professor Fernando Pilotto.

A propriedade registrou, na última safra, a engorda de 700 mil alevinos. Para o biênio 2021-2022 a expectativa é chegar a 1 milhão e meio. “A Piscicultura precisa ocupar seu papel de força produtiva nacional. O setor tem potencial, e se houver investimento, pode ser protagonista no cenário econômico brasileiro. Essa conquista passa, necessariamente, pela mudança de um modelo cultural que ainda não reconhece o valor da atividade no Brasil”, avalia o médico veterinário do Grupo Santa Fé Agro, Weslem Guedes Lima.

São signatários do documento entregue a Sergio Peres a Universidade de Passo Fundo; as prefeituras de Passo Fundo e Coxilha; o Grupo Santa Fé Agro; a Piscicultura Acquaviva e a Coordenadoria Regional da Secretaria da Agricultura do Estado do RS.

Participaram do ato o prefeito de Coxilha, João Mânica; o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Passo Fundo, Cristiam Thans; o secretário de Agricultura de Coxilha, Vagner Negri; a secretária de Meio Ambiente de Coxilha, Sandra Canabarro; o chefe do Escritório da Emater de Coxilha, Rafael Goulart Machado; o coordenador do CEPAGRO/UPF, Fernando Pilotto, diretores e funcionários do Grupo Santa Fé Agro.

Criada em julho deste ano, a CECAPI tem como vice-presidente Ruy Irigaray (PSL) e o deputado Zé Nunes (PT) como relator. Também integram o colegiado os deputados Elton Weber (PSB), Clair Kuhn (MDB), Fernando Marroni (PT), Ernani Polo (PP), Aloísio Classmann (PTB), Faisal Karam (PSDB), Paparico Bachi (PL), Neri, o Carteiro (Solidariedade) e Gaúcho da Geral (PSD).

Sergio Peres, que preside o colegiado também esteve em Palmeira das Missões conhecendo o Laboratório de Piscicultura do Campus da UFSM e em Passo Fundo, no Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária da UPF – CEPAGRO, em roteiro de visitas técnicas realizadas sexta-feira (20).

Fonte: Jorn. Karine Bertani - MTE 9427 | Assembleia Legislativa/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.