O deputado estadual Sergio Peres (Republicanos) reuniu-se, nesta sexta-feira (15), em videoconferência, com a presidente do Republicanos de Gramado, Elisete Maria Colle, e a integrante do diretório local do partido, Letícia Panta Alves, que solicitam revisão do zoneamento do município na classificação de controle da pandemia do novo coronavírus, segundo modelo colocado em vigor nesta semana pelo Governo do Estado.
De acordo com o mapa divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, Gramado foi inserida na bandeira laranja, que identifica áreas de risco médio. As lideranças informam que os critérios de zoneamento consideraram o número de leitos com relação ao perfil populacional e ao número de infectados no município.
Elas informam que, desde o dia 20 de março, o município tem adotado todos os protocolos de segurança indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde para cada setor, e que os índices de contágio têm permanecido estacionados, com 4 casos importados, 2 curados e 2 em isolamento social. Também lembraram que a estrutura hospitalar local foi ampliada e equipada. “Temos hoje 32 respiradores, o que representa quase o triplo da média nacional. Acreditamos que Gramado possa ter sido colocada na zona laranja em função da nossa atividade turística. Entretanto, estamos operando com no máximo 15% da nossa capacidade, o que diminui consideravelmente os riscos de disseminação da Covid-19”, observa Elisete, que também solicitou que seja ponderada a massiva adesão da população às medidas de isolamento social e ao uso de EPIS (Equipamentos de Proteção Individual).
Um documento foi enviado a Sergio Peres requisitando a troca para a zona amarela, identificada como de risco baixo, a exemplo de municípios próximos como Três Coroas, Igrejinha e São Francisco de Paula. O deputado confirmou que levará o pleito das republicanas ao governador Eduardo Leite na próxima semana.“Considero razoável a solicitação para a retomada gradual e segura da economia gramadense, já que o município depende predominantemente do turismo”, ponderou.
Sobre as bandeiras – O novo modelo de distanciamento social implantado pelo governo do Estado subdividiu o Rio Grande do Sul em 20 regiões. Cada uma é identificada por uma cor de bandeira que determina as medidas de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus. Foram levados em conta dados para a construção de uma política de enfrentamento à Covid-19 considerando as restrições proporcionais ao contágio da doença e à capacidade de atendimento.
Fonte: Jorn. Karine Bertani MTE 9427
Assembleia Legislativa RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.