quarta-feira, 22 de maio de 2019

MEIO AMBIENTE

Sergio Peres leva pleitos de pescadores da Fronteira Oeste ao Ibama  

As áreas de preservação permanente pautaram reunião com a superintendente Cláudia Costa

A pedido de trabalhadores do setor pesqueiro, o deputado estadual Sergio Peres (PRB) esteve na Superintendência do Ibama no Rio Grande do Sul (Supes/RS) nesta quarta-feira (22) para tratar sobre questões relativas às áreas de preservação permanente no entorno do Rio Uruguai. O assunto será pauta de audiência pública na próxima sexta-feira (24) em Uruguaiana com o Ministério Público, Poder Executivo Estadual, pescadores, município e Poder Judiciário. 

A superintendente Cláudia Pereira da Costa prestou esclarecimentos e apresentou alternativas para a resolução de conflitos. A implantação de entrepostos pesqueiros na região é uma das formas sugeridas pelo órgão para agregar valor ao pescado capturado, à pesquisa científica, à qualidade sanitária da carne comercializada e à fiscalização ambiental. 

Cláudia relatou o trabalho de monitoramento e fiscalização realizado na região no âmbito do combate a crimes ambientais transfronteiriços. A constatação de acampamentos irregulares de pesca com ocorrência de danos à vegetação nativa, à fauna, aos recursos hídricos, à estabilidade geológica, entre outros danos considerados crime ambiental ou infração administrativa ambiental pela legislação atual. 

O Ibama também considera que é preciso diferenciar pescadores profissionais de pescadores amadores e turistas de pesca, com a inscrição dos pescadores profissionais no Cadastro Técnico Federal do Ibama, cadastro na respectiva Colônia de Pescadores profissionais e no Ministério da Agricultura. 

Também participaram da reunião o vereador de Bagé, Edimar Fagundes, e o coordenador de programas sociais da Igreja Universal em Canoas, Alexandre Duarte Chaves.

Fonte: Jorn. Karine Bertani - MTE 9427 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.