quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Psoríase



Comissão de Saúde e Meio Ambiente Produtivo diálogo hoje na Assembleia Legislativa com a vereadora de Esteio Fernanda Fernandes (PP), o presidente da CSMeio Ambiente, deputado Altemir Tortelli (PT), e Gladis Lima, que desde 2015 está à frente da ONG Psoríase Brasil.
A vereadora Fernanda preside em Esteio a Frente Parlamentar pela Psoríase e outras doenças de pele. Ela nos informou que o município já organizou programas de capacitação a médicos e a agentes públicos de Saúde, tornando-se pioneiro na atenção aos pacientes dessa enfermidade.
Nossa pretensão é trazer o debate sobre o tema a esta Casa em audiência pública. Nesse sentido, Gladis destacou a importância da mobilização de parlamentares, o que tem dado força política à causa. De atuação nacional, a ONG Psoríase Brasil tem sede em Porto Alegre.
No mês de outubro, a entidade conseguiu, após intensa campanha junto ao Ministério da Saúde, a aprovação dos medicamentos biológicos a serem ofertados gratuitamente pelo SUS aos pacientes com psoríase grave. O resultado de uma batalha de anos contou com o apoio das Frentes Parlamentares e da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para o parecer favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias pelo SUS (CONITEC).
Os medicamentos biológicos são terapias de última geração até então disponíveis apenas aos pacientes com artrite psoriásica, um grau avançado da doença que atinge as articulações e compromete ainda mais a saúde. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.