Respeitar a pessoa idosa é zelar pelo nosso próprio futuro. Para tanto, é necessário enxergá-la além de um contingente populacional a onerar o sistema previdenciário, os serviços de saúde e outros setores da sociedade e do Estado. Acreditamos no protagonismo do idoso no cenário social e que a sua ascensão traz outra forma de olhar a vida e o mundo, além de contribuir sensivelmente para o desenvolvimento da Nação. O aumento da longevidade, que traz consigo o crescimento demográfico dos idosos, torna inevitável a revisão de conceitos e de políticas para assegurar o bem-estar e as oportunidades para essa camada da população.
Algumas forças locais empenhadas na valorização deste segmento reuniram-se hoje para a apresentação do relatório das Pré-Conferências dos Direitos da Pessoa Idosa e para a construção do Planejamento Estratégico do Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre (COMUI). O evento na Câmara Municipal foi promovido pelo órgão técnico e pela Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, presidida pelo vereador da capital Alvoni Medina (PRB).
Há 15 anos, nosso país conta com o Estatuto do Idoso, que representa um importante avanço na garantia de direitos.
É certo que temos ainda muito a caminhar, mas a iniciativa de pessoas comprometidas com a causa fortalecem nossa jornada, inspiram nossas ações e nos dão a certeza de que um novo olhar sobre o idoso está sendo construído pelo governo, pelas instituições, pelas empresas e pela sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.