Correio do Povo destaca o trabalho da Comissão Especial para tratar da função social das igrejas nos presídios e nos centros de tratamento de drogadição do Rio Grande do Sul.
Texto da matéria: Audiência no MP colhe sugestões
Relatório será apresentado à Assembleia Legislativa. Aprovação em Plenário tem prazo até maio
A Comissão Especial para tratar da Função Social das Igrejas nos Presídios e nos Centros de Recuperação de Drogadição no Rio Grande do Sul (CEFSIP) acolheu sugestões ontem, em audiência pública realizada no Ministério Público (MP-RS), em Porto Alegre, para tentar facilitar e fortalecer o processo de ressocialização da população carcerária do Estado, através do trabalho de voluntários. As informações coletadas devem compor um relatório de trabalho, a ser apresentado pelo deputado estadual Missionário Volnei, com prazo para aprovação em Plenário até maio.
Entre as principais sugestões feitas por parlamentares, voluntários, autoridades policiais e servidores de estabelecimentos prisionais, está a redução da burocracia para a entrada de empresas nas casas prisionais, o aumento da oferta de cursos de capacitação para os encarcerados e a melhoria das condições dos presídios para que a rede de atendimento das igrejas possa atingir um número maior de pessoas nos locais, entre outras. “Muitos dos presos, quando saem das casas prisionais, acabam cometendo os mesmos crimes e retornando.
Temos que entender que esse não é um problema só do governo ou dos presídios, é um problema nosso, da sociedade”, afirmou o presidente da CEFSIP, deputado estadual Sergio Peres. Ele destacou também a importância das oportunidades de trabalho no processo de ressocialização, que deve ser baseado em três eixos. “É importante que eles tenham acesso à educação, ao trabalho e à religião”, observou. A Comissão Especial foi instalada em novembro do ano passado. Desde então, parlamentares percorreram diversas regiões do Rio Grande do Sul para verificar as condições dos presídios e também dos centros de tratamento de dependência química com o objetivo de buscar soluções aos entraves estruturais e burocráticos enfrentados pelos evangelizadores. Foram realizadas também audiências públicas nos municípios de Santa Maria e de Caxias do Sul.
Edição de 11/04/2017 - Editoria Geral P. 15
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.