Instalada nesta terça-feira(17), na Assembleia legislativa, a Comissão Especial da Apicultura e Meliponicultura, por iniciativa do deputado Sergio Peres (Republicanos). O evento, no Espaço da Convergência, teve a participação de representantes de entidades públicas e privadas ligadas ao setor, e do presidente do Parlamento, deputado Vilmar Zanchin(MDB). “Traduzir nessa casa aquilo que se observa na sociedade”, declarou Zanchin, ao reforçar a importância do colegiado.
A proposta da comissão especial é estimular a produção e a comercialização de produtos da apicultura, atividade amplamente conhecida, e criar canais legais para difundir a meliponicultura. Utilizado na alimentação e na indústria cosmética, o mel in natura também é parte da renda das pequenas propriedades gaúchas.
Abelhas sem ferrão
Com base nisso, a proposta é, também, dar incentivo ao ramo da criação de abelhas sem ferrão. “Em vários municípios, a meliponicultura é bem conhecida do produtor, mas representa uma novidade para os agentes públicos”, explica Sergio Peres. E, por não ser uma atividade industrial regulamentada, segundo o parlamentar, muitas prefeituras não estão preparadas para “acolher as demandas dos criadores, começando pela inclusão no sistema”.
Peres informou que o grupo deve ir ao interior, ouvir produtores e conhecer projetos desenvolvidos por instituições de ensino e pesquisa. “Vamos promover o diálogo entre os diversos agentes da cadeia produtiva do mel”, completou. A comissão temporária tem 120 dias para apresentar o relatório final. Na próxima quarta-feira (24) acontece a primeira reunião do grupo para eleição do vice-presidente, relator e divulgação do plano de trabalho.
Integrantes
São titulares da comissão os deputados Sergio Peres (Republicanos); Frederico Antunes(PP); Issur Koch(PP); Professor Bonatto(PSDB); Cláudio Tatsch(PL); Dr. Thiago Duarte(União); Zé Nunes(PT); Airton Artus(PDT); Elton Weber(PSB); Airton Lima(Podemos); Gaúcho da Geral(PSD) e Elizandro Sabino(PTB).
Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa - RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.