Correio do Povo divulga lei de minha autoria que visa combater o preconceito e promover a discussão e criação de políticas públicas voltadas às famílias que escolheram o Rio Grande do Sul para viver.
Texto da matéria: Incentivar a criação de políticas públicas de proteção aos migrantes e criar espaços e eventos para discutir questões relacionadas com os direitos políticos e sociais são os principais pontos do projeto que institui a Semana do Migrante no Rio Grande do Sul. Aprovado em outubro pela Assembleia, o projeto de autoria do deputado Sergio Peres (Republicanos) foi sancionado ontem, no Palácio Piratini, pelo governador Eduardo Leite. A semana será comemorada de 19 a 23 de junho. Coordenador do Comitê Municipal da Migração, Mario Fuentes Barba,explicou que a lei vai ajudar a solucionar as principais demandas dos migrantes: trabalho e moradia. De acordo com Fuentes – que também coordena a Unidade dos Povos Indígenas e Direitos Específicos –, 110 mil migrantes moram no Estado, dos quais 45 mil em Porto Alegre e na Região Metropolitana.
Conforme Fuentes, só na Capital existem representantes de 52 nacionalidades. “As principais são migrantes regionais, como uruguaios, argentinos, paraguaios, colombianos, bolivianos e peruanos. E os novos imigrantes que são senegaleses, haitianos e, com maior fluxo no momento, os venezuelanos”, ressaltou. Acompanhado de uma comitiva de representantes de migrantes, o parlamentar afirmou que o projeto visa desenvolver políticas públicas e apresentar alternativas de geração de emprego e renda à população migrante. “A ideia do projeto é realizar uma semana de atividades assim como os gaúchos fazem na Semana Farroupilha”, destacou Peres.
Edição de 21/11/2019 do Correio do Povo | Editoria Geral, P. 12
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.