quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Cidadania e Direitos Humanos

Estudantes reclamam de ação violenta da BM na Cidade Baixa



A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos ouviu, durante o período de assuntos gerais da reunião ordinária desta quarta-feira (25), dois jovens que estavam presentes em um incidente com a Brigada Militar, ocorrido na Cidade Baixa no dia 17 de agosto. Diversas pessoas estavam aglomeradas na rua José do Patrocínio para um evento com o fundador da rede social Orkut, Orkut Büyükkökten, quando a Brigada Militar efetuou a dispersão dos jovens com uso de balas de borracha, bombas de efeito moral e gás lacrimogênio.

Iury Klayke Andrade presenciou o ocorrido e não concorda com a ação da BM naquele momento. “Não estamos contra a polícia militar. Sabemos que são agentes que trabalham em prol do bem-estar social e tem o direito à violência, mas este direito exige responsabilidade. Estávamos nos divertindo, bebendo, conversando com amigos quando, do nada, eles vieram em nossa direção ali pela 1h da manhã. O que justifica esta ação? Devemos achar isto natural?”, questionou. O jovem ainda mostrou vídeos do incidente e fotos de pessoas afetadas pelas balas de borracha e gás lacrimogênio.

Jovens questionaram atuação da BM e pediram políticas públicas para a juventude

Para Pierre Tazzo Silva, o que aconteceu na Cidade Baixa foi algo recorrente. “Na rua Lima e Silva, a partir das 23h30, a BM tem colocado a cavalaria contra nós. Para uma juventude que passa a semana estudando e trabalhando! Quando estamos em um espaço de socialização, acabamos sendo tratados com uma violência brutal por parte da Brigada Militar. Não é necessário violência para transformar um espaço. O que é necessário são políticas públicas para a juventude”, ressaltou. O estudante da UFRGS ainda ressaltou que a Noite dos Museus é um exemplo de política do estado para incentivar a cultura em outros espaços.

Após discussão entre os deputados, a Comissão abriu espaço para os moradores do bairro se manifestarem sobre o incidente e sobre as perturbações, segundo eles, que as festas causam aos residentes da localidade. O deputado Dr. Thiago Duarte (DEM) comunicou que no dia 22 de outubro a Comissão de Saúde e Meio Ambiente realizará uma audiência pública para tratar sobre as questões da Cidade Baixa.

Novas audiências públicas

Na Ordem do Dia da reunião foram aprovados três requerimentos de audiências públicas:

Requerimento de audiência pública 30/2019 – proposto pela deputada Luciana Genro (PSOL), discutirá o problema do adoecimento psíquico e outros transtornos mentais em profissionais da segurança pública estadual;

Requerimento de audiência pública 31/2019 - proposto pelo deputado Sérgio Peres (REPUBLICANOS), busca debater o acesso dos moradores da Volta do Anacleto/Montenegro à BR 386, KM 426;

Requerimento de audiência pública 32/2019 – proposto pelo deputado Matheus Wesp (PSDB), abordará as políticas públicas de atenção à saúde reprodutiva em contextos de Vulnerabilidade na Rede Pública de Saúde do RS.

Presenças 

Participaram da reunião desta quarta-feira o deputado Sérgio Peres (REPUBLICANOS), presidente; o deputado Airton Lima (PL), vice-presidente; e os titulares Jeferson Fernandes (PT), Sofia Cavedon (PT), Dirceu Franciscon (PTB), Any Ortiz (PPS), Gaúcho da Geral (PSD) e Luciana Genro (PSOL). O deputado Dr. Thiago Duarte (DEM) também acompanhou a reunião ordinária.


Fonte: Agência de Notícias AL / Fotos: Luiz Morem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.