terça-feira, 30 de maio de 2023

Reinstalada a Frente Parlamentar da Aquicultura, Piscicultura e Aquaponia do RS


Na tarde desta terça-feira (30), foi reinstalada a Frente Parlamentar da Aquicultura, Piscicultura e Aquaponia do RS, iniciativa do deputado Sergio Peres (Republicanos). A solenidade ocorreu no Salão Júlio de Castilhos e teve a presença dos deputados Delegado Zucco (Republicanos), Elton Weber (PSB), Gustavo Victorino (Republicanos) e Zé Nunes (PT); vereadores e piscicultores de diversos municípios, além de representantes de secretarias e órgãos estaduais e de entidades e associações ligadas ao tema, entre outros.

Sergio Peres lembrou que a Frente Parlamentar surgiu em 2021 da necessidade de promover alternativas de renda ao produtor rural. O órgão foi criado como forma de seguir o debate iniciado com a Comissão Especial para tratar da Cadeia Produtiva da Piscicultura, também presidida por Peres, que resultou na instalação da Câmara Setorial de Aquicultura e Piscicultura dentro da Secretaria Estadual de Agricultura.

O parlamentar destacou a vocação natural do RS para a aquicultura. "Estamos atrás apenas do Estado do Amazonas em dimensão de superfície hídrica. Hoje temos mais de 316 mil hectares em lâmina d’água. Também contamos com lagoas e reservatórios públicos com todas as condições para que a atividade possa ser exercida de forma ambientalmente correta", afirmou. Entre as questões a serem trabalhadas, segundo o deputado, estão a discussão a respeito do licenciamento ambiental, a criação de linha de crédito específico para a aquicultura e a inclusão no orçamento do Estado de valor na Secretaria do Desenvolvimento Rural para a construção de tanques-redes.

 A 2ª secretária da Mesa Diretora, deputada Eliana Bayer (Republicanos), também reforçou que a Frente Parlamentar reinstalada tem o intuito de promover alternativas de renda aos produtores rurais e garantir que a carne de peixe esteja presente, de forma acessível, nas mesas das famílias gaúchas. Ela enfatizou o desenvolvimento da aquicultura no RS, com a atualização dos marcos regulatórios e a municipalização da regularização ambiental.

A parlamentar ainda elogiou a atuação de Sergio Peres nesse tema. "Faço questão de destacar o trabalho incansável deste nobre colega, presidente desta Frente Parlamentar que, desde 2021, tem percorrido diversos municípios do nosso estado, buscando conhecer as iniciativas já existentes e ouvir os agentes envolvidos nesse setor tão promissor", afirmou. Eliana ainda citou as principais questões a serem discutidas no órgão, já mencionadas por Peres, e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento da aquicultura no RS.

Também se pronunciaram a presidente da Tilápia RS, Gabriela Mattei, que defendeu a profissionalização da cadeia produtiva; o assistente técnico da Emater, zootecnista João Sampaio, que relatou as ações do órgão na área da piscicultura; a representante da Superintendência Regional do Ministério da Agricultura Renata Bertolini, que falou sobre o crescimento da aquicultura no país e o potencial do RS na piscicultura; e o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, que destacou a importância das frentes parlamentares e colocou o órgão à disposição para os debates.

Fonte: Agência de Notícias AL/RS | Foto: Celso Bender

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.