terça-feira, 28 de março de 2023

Correio do Povo


Texto da matéria:
A urgência em realizar uma reforma estrutural do prédio do Solar do Almirante Alexandrino de Alencar tem motivado uma intensa mobilização da Associação de Amigos do Solar do Almirante (AASA), em Rio Pardo. Além das campanhas com a comunidade, os integrantes da entidade buscam parcerias com instituições públicas para evitar o desabamento da maior referência arquitetônica do período colonial no município. O deputado estadual Sergio Peres (Republicanos) visitou o local, onde foi recebido por integrantes da entidade formada em 2019 por riopardenses que decidiram unir forças para manter o prédio de 1790, registro mais antigo na cidade. "Ainda que não seja frágil, estamos falando de uma edificação muito remota, que fica exposta às ações do tempo e necessita manutenção frequente", observa a presidente da AASA, Patrícia Boeira da Fontoura.
Procedimentos urgentes de manutenção e também ações de restauro são feitos graças à iniciativa da entidade, que arrecada fundos em eventos e campanhas com instituições parceiras e comunidade. De acordo com Patrícia, o imóvel hoje apresenta problemas estruturais graves, especialmente no telhado. "Quando vem temporal, a gente repara as telhas que se soltam e as recolocamos. Mas há tempos necessitamos de um projeto técnico que identifique as patologias do prédio; refazer a parte elétrica e hidráulica, adequar ao Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), além de adaptar instalações para garantir acessibilidade a todas as pessoas", descreve.
Durante a visita acompanhada por integrantes do diretório local do Republicanos, Sergio Peres assegurou apoio para a busca de recursos para as obras de reforma. "Quem não respeita o que já foi construído no passado, não zela pelo próprio futuro. Rio Pardo tem essa referência para a cultura, para as atividades da rede de ensino das crianças. O Solar guarda a história do nosso povo", reconheceu. O Solar do Almirante é um sobrado de arquitetura colonial edificado em 1790 pelo comerciante Mateus Simões Pires, um dos primeiros povoadores do município.
Foi construído em barro e madeira numa pequena elevação de dois metros acima da rua. É o local onde nasceu o almirante Alexandrino de Alencar (18481926), que teve importante papel na armada e na política; fez propaganda republicana, tomou parte na revolta de Saldanha da Gama, foi senador, ministro da Marinha e do STM.

Edição de 28/03/2023 do jornal Correio do Povo
Editoria Cidades, p. 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.