Instalada na Assembleia a Frente Parlamentar
da Aquicultura, Piscicultura e Aquaponia
Foi instalada no início da tarde desta segunda-feira (28), em cerimônia na Sala Adão Pretto, no térreo do Palácio Farroupilha, a Frente Parlamentar da Aquicultura, Piscicultura e Aquoponia. A iniciativa é do deputado Sergio Peres (Republicanos), que, no ano passado, presidiu a Comissão Especial para tratar da Cadeia Produtiva da Piscicultura.
Durante quatro meses, o parlamentar percorreu municípios gaúchos em visitas técnicas, reuniões temáticas e audiências públicas para debater alternativas, ouvir sugestões e acolher reivindicações do setor. “Constatamos o potencial do nosso estado para o desenvolvimento desse setor, que está em crescimento no Brasil, mas aqui ainda não consolidou sua posição como força produtiva atuante no crescimento econômico”, disse o deputado, lembrando que o Rio Grande do Sul perde apenas para o Amazonas em dimensão de superfície hídrica.
“Essa vocação nos provocou a mobilizar os agentes da cadeia produtiva de forma a promover o diálogo e reunir iniciativas na busca de soluções para impulsionar o setor”, prosseguiu. “Sabemos que essa atividade necessita de um projeto robusto, com o engajamento do poder público, para a construção de um programa de Estado que contemple o desenvolvimento sustentável da aquicultura”.
Participou da solenidade o deputado Gilberto Capoani (MDB), que cumprimentou o colega pela iniciativa, citou exemplos de projetos bem-sucedidos na área que poderiam ser estimulados e sugeriu a criação de uma subcomissão permanente junto à Comissão de Agricultura para tratar do tema e de campanha de incentivo ao consumo de peixe.
Presentes também o prefeito de Coxilha, João Manica, representantes da UFRGS, professor Danilo Streit, da Universidade de Santa Maria, professor Rafael Lazzari, da Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio Grande do Sul, Renata Bertolini, da Famurs, Ismael Horbach, e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Leonardo Marmitt, o vice-prefeito de Estação, Alciones Conte, produtores rurais, entre outros.
Após a solenidade, deu-se início a reunião, no mesmo local, com representantes do setor para tratar da criação do selo “Tilápia Gaúcha”, de estudos para reclassificação científica da tilápia, política tributária, exigências sanitárias, fundo de estímulo ao setor e Câmara Setorial.
Fonte: Agência de Noticias AL/RS | Foto:Paulo Garcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.