O deputado estadual Sergio Peres (Republicanos) assegurou seu compromisso com pleitos da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS) levados, nesta quarta-feira(17), ao gabinete do parlamentar pelo diretor regional da entidade, Diego Silva, pelo assistente administrativo Marcos Evangelista e pela assistente social Pâmela Garcia, que fez, em Libras, a mediação da reunião.
A comitiva está preocupada com a situação de 64 trabalhadores surdos que foram demitidos da Justiça Federal em setembro de 2020, quando houve encerramento do convênio do órgão com a FENEIS. De acordo o grupo, a comunidade surda tem sofrido de forma grave os efeitos econômicos da pandemia, e a maioria dos desligados segue à procura de oportunidade.
Uma das alternativas aventadas diz respeito à possibilidade de convênio da FENEIS com o Memorial do Legislativo, órgão vinculado à Assembleia Legislativa gaúcha. Em 2019, a entidade apresentou proposta de trabalho de digitalização de documentos ao Memorial. Contudo, os representantes da FENEIS lamentam que ainda não obtiveram retorno. O projeto abrange a atuação de 18 trabalhadores – sendo 16 surdos e dois ouvintes intérpretes.
Peres também confirmou seu apoio na busca de recursos para viabilizar a participação de surdos e surdas da Região Metropolitana de Porto Alegre em atividade no Litoral Norte voltada à integração desse segmento humano. O evento faz parte do projeto da FENEIS intitulado “A Construção da Identidade Surda através do Reconhecimento Coletivo”.
Fonte: Jorn. Karine Bertani MTE 9427
Assembleia Legislativa RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.