quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Santana do Livramento

Comitiva apresenta demandas de saúde, segurança e infraestrutura urbana a Sergio Peres

Antonio Zenoir, Evandro Gutebier, Sergio Peres e Fábio Souza
A precariedade do atendimento aos usuários do IPE Saúde de Santana do Livramento, as alternativas para combater os crimes no campo e o acesso de famílias de baixa renda a serviços de iluminação pública pautaram audiência do deputado estadual Sergio Peres (Republicanos) com comitiva do município nesta quinta-feira(6). Os vereadores Evandro Gutebier (Republicanos) e Antonio Zenoir (PSD), e o diretor administrativo da Câmara Municipal, Fábio Souza, estiveram na Assembleia Legislativa para reiterar reivindicações antigas da população.

IPE Saúde

Um ano atrás, em reunião com Peres e com a direção do IPE Saúde, o órgão estadual acenou para a possibilidade de transferência de servidor à cidade, ou mesmo de cedência de servidor municipal para preencher o quadro funcional.

“São quase dez mil usuários recebendo atendimento somente nas sextas-feiras por um servidor de Bento Gonçalves. Para o restante da semana, a unidade do IPE Saúde mais próxima fica a 100 quilômetros de Livramento. Mesmo para resolver pendências menores, as pessoas precisam se deslocar até Rosário do Sul”, explica Zenoir.

Combate ao abigeato e crimes rurais

As lideranças não desistiram de conquistar uma Delegacia de Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato, pauta que tem mobilizado os dois parlamentares desde o início do mandato. Gutebier observa que, no período atual, a demanda se faz ainda mais urgente, devido ao aumento de ocorrências. “Estamos falando de vidas em risco, pois além do crescimento do número de ações criminosas, esses episódios estão, cada vez mais, acompanhados de violência”, alerta o republicano, em atenção ao pedido feito por autoridades policiais e pela população rural do município.

“É preciso um olhar especial do governo para municípios distantes da capital, que precisam de estrutura própria para prover serviços básicos à população. E no caso de Livramento, a exigência torna-se maior ao considerarmos que é um município fronteiriço e de vocação rural, o que o torna alvo de crimes dessa natureza”, avalia o deputado.

O grupo também reforça a necessidade da aquisição de uma viatura 4x4 para a Polícia Civil, solicitada pela própria instituição aos vereadores, a fim de garantir o acesso dos agentes aos locais de atendimento.

Luz para todos

Hoje, aproximadamente 150 famílias de baixa renda ou em situação de miséria esperam pela instalação de postes de iluminação em localidades diversas do município. O pleito também foi levado pela comitiva a Sergio Peres, que garantiu a negociação com os órgãos estaduais responsáveis.

Fonte: Karine Bertani - MTE 9427 | Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.