Será instalada na próxima segunda-feira (26), às 9h30, na Assembleia Legislativa gaúcha, a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, a ser presidida pelo deputado estadual Sergio Peres (PRB). O colegiado já existe desde abril de 2015 em nível nacional, por iniciativa do deputado Carlos Gomes (PRB-RS) na Câmara Federal e seu lançamento no sul do Brasil será realizado no mesmo evento. Foram convidados representantes do Poder Executivo Estadual; secretários municipais do Meio Ambiente; a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS); empresários do setor e representantes de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis.
De acordo com Sergio Peres, o objetivo é oferecer melhores condições de trabalho e incremento na renda de quem depende da atividade para o sustento da sua família. “Para investir na reciclagem e desenvolver um setor econômico, é necessário também promover um modelo cultural. Existem âmbitos que não podem ser dissociados se quisermos chegar a um padrão ideal de sustentabilidade, como a educação ambiental, a saúde dos trabalhadores da reciclagem, a extração racional de recursos naturais e o incentivo às novas tecnologias de tratamento de resíduos sólidos”, sublinha. Com Carlos Gomes, Peres realizou visitas técnicas em 16 pontos de tratamento de resíduos sólidos de Porto Alegre, além de outras unidades em diversas regiões do Estado.
Instalação da Frente Nacional na região sul
A Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem da Câmara Federal foi criada com a missão de promover ações que contribuam para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do setor. O colegiado atua na defesa de temas como a aposentadoria especial para catadores, a aplicação da logística reversa e a desoneração fiscal de artigos gerados a partir de material reciclado. “A reciclagem é o pré-sal que ainda não foi descoberto. Com apenas 3% de todo o lixo que o Brasil recicla, são injetados R$ 12 bilhões de reais em nossa economia por ano, mas a cadeia está desatualiza e a informalidade é grande em função da pesada carga tributária”, frisa Carlos Gomes, presidente do colegiado, que fará o ato de lançamento da Frente Nacional na região sul.
Palestras
O encontro terá como palestrantes Odair Segantini – Coordenador-Geral da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais; Luiz Henrique Hartmann – Coordenador do Comitê do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast) e Representante da Câmara Nacional de Reciclagem de Materiais Plásticos da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast); Caio Iadocico de Faria Lima - Diretor de Assuntos Jurídicos e Institucionais do SINDINESFA - Sindicato das Empresas de Sucata de Ferro e Aço e do INESFA - Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Aço; Alex Cardoso - Representante da Associação Nacional dos Catadores - ANCAT no Rio Grande do Sul, membro da Equipe de Articulação Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR, integrante da Cooperativa das Catadoras e dos Catadores de Materiais Recicláveis da Cavalhada – ASCAT e da Central de Cooperativas de Catadoras e Catadores de Porto Alegre e Região Metropolitana - Rede Catapoa e Renato Cordeiro – Gestor de Projetos da Expo Estratégia Brasil Eventos, representante da feira Ecomondo Brasil e da Revista Meio Ambiente Industrial & Sustentabilidade.
Jorn. Jorge Fuentes / Edição: Karine Bertani
Coordenação de Comunicação PRB/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.