Neste momento em que o nosso Estado foi acometido pela maior enchente da sua história e permanece em meio a uma epidemia de dengue, orientamos sobre as semelhanças e diferenças entre os sintomas da leptospirose e da dengue.
Nos primeiros sinais, busque o auxílio de um profissional de saúde, seja nos serviços disponíveis ou nos abrigos.
Tanto a dengue quanto a leptospirose apresentam sintomas iniciais como dor de cabeça, febre alta e dor muscular.
A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda e transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais, principalmente ratos, infectados. O contágio pode ocorrer a partir da pele com lesões ou mesmo em pele íntegra se em contato por longos períodos em água contaminada, ou por meio de mucosas. O período para o surgimento dos sintomas pode variar de um a 30 dias. Os principais sintomas da leptospirose são: febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo - em especial, na panturrilha - e calafrios.
A dengue é uma doença febril causada por vírus, caracterizada principalmente por febre alta de início rápido. Costuma apresentar mal-estar geral, provocado pelos sintomas que normalmente duram até sete dias. A principal forma de transmissão é pela picada da fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.