sábado, 31 de julho de 2021

Juventude


Um forte abraço ao meu amigo Bernardo da Cruz, líder da Juventude Republicana de Dom Pedrito, onde estive neste sábado para prestar contas do meu mandato, debater propostas para desenvolver o município e ampliar a participação política da juventude. Foi uma troca inspiradora e necessária para promover as mudanças que nosso Estado precisa.

Dom Pedrito


Em Dom Pedrito recebi reivindicações da comunidade apresentadas pelo nosso presidente local do Republicanos, Ricardo Castilho, e pelo líder municipal da Juventude Republicana, Bernardo da Cruz.

Agenda com a prefeita


As alternativas para o desenvolvimento da Piscicultura em Santana do Livramento pautaram reunião neste sábado com a prefeita Ana Tarouco e com o vereador do Republicanos Jovani Romarinho. Na próxima semana, iniciaremos os trabalhos da Comissão Especial para tratar da Cadeia Produtiva da Piscicultura, órgão legislativo presidido por mim na Assembleia Legislativa gaúcha.

Inclusão Social


Hoje conheci um trabalho nobre e necessário desenvolvido pelo Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, uma missão que precisa da atenção do poder público e da sociedade. Agradeço ao presidente do movimento em Santana do Livramento, Sérgio Levi e à voluntária Ana Lia por terem me recebido, e também ao vereador Jovani Romarinho, responsável por oportunizar esse encontro. Reitero minha atenção a essa grande luta pela inclusão e meu compromisso em buscar caminhos para viabilizar as obras de reforma do local.

Praças II


Em visita técnica à Praça da Vila Marim, em Livramento, assegurei ao vereador Romarinho, do Republicanos, o meu empenho para trazer recursos para realização de obras de melhoria da infraestrutura do local.

Praças I


Em muitos municípios do nosso Estado, as comunidades só têm à disposição praças com estrutura precária, sem opções de lazer e sem segurança. Nossas famílias precisam conviver em locais apropriados, e as crianças merecem brinquedos em condições de uso! Em Santana do Livramento, a população conta com a atuação comprometida do vereador Jovani Romarinho, do Republicanos, que requer apoio para obras de revitalização da Praça Artigas. Garanti meu empenho ao vereador para destinar recursos via emenda parlamentar a fim de atender essa reivindicação da comunidade santanense.

Santana do Livramento


Em Santana do Livramento, o vereador Jovani Romarinho do Republicanos solicitou apoio para reforma na Praça Artigas, que requer obras de revitalização, especialmente por conta das crianças, que deparam com brinquedos quebrados no local. Assegurei meu empenho para trazer recursos por meio de emenda parlamentar ao Orçamento do Estado não só para as obras na Praça Artigas, como também na Praça da Vila Marim, onde realizamos visita técnica para averiguar as condições.

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Academia Comunitária para Butiá

O vereador Mateus Fonseca, de Butiá, fala sobre os recursos destinados por emenda parlamentar de minha autoria para a construção de uma academia comunitária para o Conjunto Habitacional São José.

Butíá


Estive nesta sexta-feira em Butiá, município para o qual destinei emenda de R$ 100 mil reais para a instalação de três academias comunitárias ao ar livre para os bairros Medianeira, Vila Julieta, além do Conjunto Habitacional São José. Também ouvi moradores e confirmei meu apoio para as obras de recuperação da Avenida Perimetral do Terceiro Exército, solicitação feita pelo vereador do Republicanos Mateus Fonseca, que requer a inclusão da demanda no Programa Pavimenta RS. O consórcio lançado no mês de junho pelo Governo do Estado tem por objetivo melhorar a infraestrutura rodoviária para turismo e escoamento da produção e trazer mais qualidade de vida às comunidades por meio de dotação orçamentária administrada pela Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios. A solicitação do vereador Mateus considera a necessidade de melhorias para acesso ao Campo de Instrução do Terceiro Exército, beneficiando mais de 50 famílias que moram nas proximidades da avenida.




domingo, 25 de julho de 2021

Alvorada


Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. (Salmos 46:1)

Domingo na presença de Deus em Alvorada com os amigos Rodrigo Menezes, João Rodrigues, Edison Cordeiro e todo o povo da fé. Agradeço a acolhida que recebemos nas reuniões com o Pastor Erick (Igreja Bela Vista); Pastor Leandro (Sede Jardim Algarve); Pastor Bruno (Jardim Alvorada); Pastor Flávio (Igreja Umbú); Pastor Maikel (Igreja Salomé); Pastor Jean (Igreja Alvorada 2); Pastor Ivo (Igreja Americana) e Pastor Dorival (Catedral de Alvorada).

Que esta seja a semana da tua vitória!

Nossas forças produtivas

 


terça-feira, 20 de julho de 2021

Cachoeira do Sul


Frente à comunicação da decisão do Governo do Estado sobre o enxugamento dos postos do IPE nos municípios gaúchos, que deverão ser remanejados para unidades do Tudo Fácil, solicitei, em reunião com o presidente do órgão, José Guilherme Kliemann, a manutenção do posto de Cachoeira do Sul. O pleito foi encaminhado pelo Republicanos municipal.

Segurança Pública

 Candidatos ao quadro da BM reivindicam cumprimento de etapas do concurso


O deputado Sergio Peres (Republicanos) assegurou, nesta terça-feira (20), apoio às demandas de 3.863 candidatos de processo seletivo para o quadro da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul. A chamada “Comissão dos 3800 Excedentes da BM” representa parte dos classificados em prova objetiva realizada em dezembro em 2017, que hoje reivindicam o direito de cumprir as demais etapas que envolvem o concurso (exame de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica e exame de vida pregressa).

Integrantes do movimento, Luciano Padilha da Silva, Wesley Bueno Bottini e Saulo Luiz Zimmermann Júnior informaram que, dos 11.863 que atingiram a nota mínima na prova objetiva, 8 mil foram chamados a prosseguir no certame. Para os demais, considerados excedentes, o colegiado iniciou ação judicial que tem recebido apoio de municípios e organizações.

“Como o concurso tem validade até julho de 2022, solicitamos o cumprimento desse prazo, garantindo aos aprovados a não extinção do certame e, ao Estado, a possibilidade de contar com um cadastro reserva”, defende Bottini. A audiência no gabinete do parlamentar foi realizada por solicitação do Coronel Quadros, policial da BM.

Padilha alertou sobre o déficit histórico na corporação e chamou a atenção para os custos do concurso aos cofres públicos, que teria somado mais de R$ 1,8 milhão ao Estado. “Temos o entendimento de que valores equivalentes a esses podem ser investidos no curso de formação dos excedentes, já que o Estado tem vacância de vagas e um déficit histórico na corporação para o cargo de soldado”.

Sergio Peres garantiu disposição em articular o debate da pauta na Assembleia Legislativa e a defesa do pleito junto ao Executivo Estadual. “Vai além da demanda de mais de 3 mil candidatos excedentes; trata-se da necessidade de reposição do quadro da BM e de uma reivindicação coletiva, pois a segurança pública é um dos maiores clamores da sociedade”.

Fonte: Karine Bertani - MTE 9427 | | Assembleia Legislativa

Dia do Amigo

 


segunda-feira, 19 de julho de 2021

Autismo e integração social nos municípios


Participei da solenidade que formalizou a instalação dos primeiros Centros de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (CRM). Também foi anunciado no ato o edital para implantação desses centros nas demais regiões, além do lançamento da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA)

Ivoti


Na Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios, solicitamos a inclusão de Ivoti no Programa Pavimenta RS, iniciativa do Governo do Estado que visa à aplicação de recursos para melhorar a infraestrutura rodoviária para turismo e escoamento da produção, além de buscar promover mais qualidade de vida à população. O pleito da comunidade foi trazido à capital nesta segunda-feira (19) pelos vereadores do Republicanos de Ivoti, Marlise Graff, e Ivanir Mees, e pela ex-prefeita Maria de Lourdes Bauermann, que solicitam o recapeamento da Avenida Bom Jardim, que dá acesso aos municípios de Presidente Lucena, Picada Café e Lindolfo Collor.

Agradecemos a receptividade do titular da Pasta, secretário Luiz Carlos Busato, que acolheu o pedido e assegurou atenção do Poder Executivo Estadual ao município.

Respeito às pessoas com deficiência


As medidas para garantir acessibilidade nas agências do Banrisul pautaram reunião com diretores da instituição, além de representantes de entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência. A audiência em ambiente virtual foi realizada na manhã desta segunda-feira, por minha solicitação, a partir de relatos de correntistas do Banrisul e de organizações representativas. A diretora Marivânia Fontana e o superintendente de Engenharia, Guilherme Franchini, demonstraram receptividade à causa, acolheram as reivindicações e asseguraram atenção ao pleito levado por mim e pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre, Nelson Khalil, e pelo assessor técnico da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência da capital e presidente da União de Cegos do RS (UCERGS) Adilso Corlassoli. Também participaram da reunião o meu chefe de gabinete, Eder da Costa, e o ex-presidente da FADERS – Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof.


Confia, levanta a cabeça e não é desanime: Deus olha por ti e não vai te desamparar.

 


domingo, 18 de julho de 2021

IURD


Domingo de renovar a fé e restaurar forças para os desafios que virão. Agradeço a acolhida do povo de Deus de Cachoeirinha e Gravataí, onde fui recebido hoje em reuniões na Granja, Neopolis e Costa do Ipiranga, com os pastores Jonatan e Fernndo. Que Deus abençoe a semana de todos nós!

sexta-feira, 16 de julho de 2021

Imprensa

Correio do Povo destaca projeto de minha autoria, para o qual eu peço o apoio de vocês. Juntos vamos conquistar a aprovação!

Muito obrigado! #FéNoRioGrande


Texto da matéria: Tramita na Assembleia Legislativa gaúcha o projeto de lei (PL) 151/2021, de autoria do deputado Sergio Peres (Republicanos), que reduz em 50% as alíquotas de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os veículos movidos a Gás Natural Veicular (GNV). A matéria altera a Lei 8.115/1985, que institui esse tributo no Rio Grande do Sul. O texto da proposição destaca que o gás natural está entre as fontes de energia menos poluentes e mais econômicas em uso, com projeção de expansão de consumo do gás no Estado. Também aponta a aprovação, na Assembleia Legislativa, do PL 81/2021, do Executivo, que regula a exploração direta, ou mediante concessão, dos serviços de gás canalizado.
Em sua justificativa, o projeto considera a existência de uma lacuna na legislação estadual que dispõe sobre o IPVA, no que diz respeito aos veículos que se utilizam do GNV como alternativa de funcionamento, os quais não estariam devidamente contemplados. Peres acredita que a redução da alíquota ampliará o interesse pelo uso do gás natural, promovendo o mercado, expandindo a demanda pelo produto e gerando, por essa cadeia, novos postos de trabalho. “Queremos contribuir para a efetivação de um mercado mais dinâmico e competitivo, com políticas de incentivos fiscais que impulsionem o crescimento do número de veículos movidos a GNV”, projeta. De acordo com o PL apresentado pelo republicano, a intenção é “criar uma realidade pautada no desenvolvimento econômico dos transportes de cargas e passageiros, com mais postos de combustíveis operando bombas a gás natural para abastecer os veículos em todo o Estado”.


Edição de 16/07/2021 do jornal Correio do Povo
Editoria Geral, p. 16



Deus, cria em mim um coração puro e um espírito inabalável.

 


quinta-feira, 15 de julho de 2021

Pela Saúde de Rolante


Reunião na tarde de hoje com autoridades municipais para tratar da aplicação dos recursos que destinei ao município, por emenda parlamentar de R$ 100 mil, paga em maio deste ano. Agradeço a receptividade do prefeito Pedro Rippel, do nosso vereador Alcindo Correia de Andrade, o Cindinho, do presidente do Republicanos de Rolante, Flavir Kayser e dos integrantes da executiva municipal, Rolim Kayser e Valdeci Kassner. O roteiro foi acompanhado pelo amigo republicano de Porto Alegre, Coronel Fraga.

Basta de acidentes de Trânsito!


Estive em Araricá para tratar das alternativas de prevenção aos constantes acidentes que ocorrem na ERS 239. Vamos solicitar ao DAER e à Secretaria Estadual de Transportes a instalação de uma lombada eletrônica ou controlador de velocidade, a pedido das lideranças locais do Republicanos e da comunidade.


quarta-feira, 14 de julho de 2021

CCDH aprova audiências e ouve presidente do Conselho de Políticas sobre Drogas


A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Airton Lima (PL), aprovou a realização de duas audiências públicas durante a reunião ordinária da manhã desta quarta-feira (14). As audiências acontecerão após o recesso de julho, em datas ainda a serem agendadas. Ambas as audiências foram propostas pela deputada Sofia Cavedon (PT).

Uma delas vai debater o papel da Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER SOCIAL, para a manutenção das mais de 200.000 famílias da agricultura familiar no RS, e os cortes das cotas dos profissionais sociais nos escritórios municipais da Emater-RS. A outra debaterá o PL 6371/2019 da deputada federal Iracema Portella (PP/PI), que revoga a Lei 12.318 de 2010 – Lei de Alienação Parental.

Assuntos Gerais

No período de assuntos gerais da reunião, o presidente Airton Lima registrou a passagem dos 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído em 13 de julho de 1990. 

Em seguida passou a palavra ao presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED/RS), Irany Bernardes de Souza, convidado para falar sobre a atuação do Conselho nas políticas públicas antidrogas no RS. Irany traçou um panorama da questão das drogas na sociedade, elencando as lícitas (remédios, bebidas, cigarros) e as não-lícitas (entorpecentes). Declarou não há como se ter uma “guerra às drogas”, pois as drogas fazem parte do tecido social, e sim uma política eficiente de prevenção às drogas. “Há muita desinformação, e infelizmente as pessoas só procuram se inteirar sobre a questão quando o problema bate à porta, com um familiar ou amigo dependente”.

Irany exemplificou a transversalidade do problema do abuso das drogas com o dado de que na Fundação de Atendimento Socioeducativo (FaseRS), uma pesquisa de 2010 mostrou que 28% dos internos tinham sido recolhidos à instituição por terem cometido atos graves de violência sob o efeito de substâncias ilícitas. “Vejam o impacto que isto traz para a violência na sociedade”, argumentou.

Ele informou que um projeto apresentado em 2019 pelo Conselho deve ser implementado com auxílio de verba de emenda parlamentar federal, e a intenção é levar a todos os municípios do RS um programa sobre como se organizar e implementar programas de prevenção. “O estado formula as políticas, mas são os municípios que devem executá-las”. O dirigente ressaltou a importância de se ter um comitê permanente de acompanhamento da questão, que trate desde a prevenção até a reintegração social dos ex-usuários, e que resista às trocas de gestão a cada quatro anos.

Irany elogiou o Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas, que no RS é executado pela Brigada Militar. Trata-se de um programa voltado aos estudantes do 5º e 7º anos do ensino fundamental que busca desenvolver habilidades para escolhas seguras e responsáveis pelos adolescentes. “Esse programa deveria ser levado até os níveis superiores de educação”, avaliou.

O presidente da Comissão questionou Irany sobre a importância das comunidades terapêuticas na recuperação de adictos e se famílias desestruturadas seriam fatores no aumento dos casos de dependência de substâncias. Irany considerou que as comunidades são um braço do sistema, mas atuam mais na redução de danos. E que a questão familiar não se apresenta como um fator. “Muitas famílias plenamente estruturadas têm casos de drogadição. É uma questão multifatorial”. Também se manifestaram sobre o tema a deputada Sofia Cavedon e o deputado Faisal Karam (PSDB).

Presenças

A reunião ordinária contou com as presenças do deputado Airton Lima (PL), presidente; da deputada Sofia Cavedon (PT), vice-presidente; e dos titulares

Jeferson Fernandes (PT), Kelly Moraes (PTB ), Faisal Karam (PSDB), Clair Kuhn (MDB), Gaúcho da Geral (PSD), Luciana Genro (PSOL) , Sergio Peres (Republicanos), Any Ortiz (Cidadania) e Rodrigo Maroni (PMB).

 Agência de Notícias  - Foto: Reprodução Fotografia / ALRS

Ubiretama


O município de Ubiretama esteve representado no Parlamento gaúcho nesta quarta-feira (14) pelo presidente local do Republicanos, Magnos Rogério Schulz, que trouxe ao meu gabinete reivindicações da comunidade.

Educação é prioridade


Em audiência hoje com a presidente da Câmara de Vereadores de Ibirubá, Jaqueline Winsch (Progressistas), e com o vereador do Republicanos Vagner Oliveira, recebi Moção de Apoio do Poder Legislativo Municipal à reposição de perdas salariais dos trabalhadores da rede pública de ensino.

O conteúdo do documento ressalta a situação dos servidores e suas famílias, que enfrentam processo de empobrecimento, sem qualquer reposição da inflação desde 2014. “São quase sete anos de congelamento, agravados pela recente perda de direitos com a aprovação de mudanças nos planos de carreira, eliminação de vantagens, redução de adicionais e alterações na Previdência”, alerta a vereadora Jaqueline Winsch, que assina a Moção aprovada por unanimidade entre os vereadores ibirubenses.

Sabemos que a situação de descaso com a educação não é de hoje, mas as medidas precisam ser tomadas com urgência. Nesse sentido, assegurei meu compromisso para defender o pleito da categoria junto ao Poder Executivo Estadual.

Comissão de Direitos Humanos ouve presidente do Conselho de Políticas sobre Drogas



A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos aprovou a realização de duas audiências públicas durante a reunião ordinária desta quarta-feira. Elas acontecerão após o recesso de julho, em datas ainda a serem agendadas. Ambas as audiências foram propostas pela deputada Sofia Cavedon (PT).

Uma das audiências vai debater o papel da Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER SOCIAL, para a manutenção das mais de 200.000 famílias da agricultura familiar no RS, e os cortes das cotas dos profissionais sociais nos escritórios municipais da Emater. A outra debaterá o PL 6371/2019 da deputada federal Iracema Portella (PP/PI), que revoga a Lei 12.318/2010 – Lei de Alienação Parental.

Assuntos Gerais

No período de assuntos gerais da reunião, o presidente Airton Lima registrou a passagem dos 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído em 13 de julho de 1990. 

Em seguida passou a palavra ao presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED/RS), Irany Bernardes de Souza, convidado para falar sobre a atuação do Conselho nas políticas públicas antidrogas no RS. Irany traçou um panorama da questão das drogas na sociedade, elencando as lícitas (remédios, bebidas, cigarros) e as não-lícitas (entorpecentes). Declarou não há como se ter uma “guerra às drogas”, pois as drogas fazem parte do tecido social, e sim uma política eficiente de prevenção às drogas. “Há muita desinformação, e infelizmente as pessoas só procuram se inteirar sobre a questão quando o problema bate à porta, com um familiar ou amigo dependente”.

Irany exemplificou a transversalidade do problema do abuso das drogas com o dado de que na Fundação de Atendimento Socioeducativo (FaseRS), uma pesquisa de 2010 mostrou que 28% dos internos tinham sido recolhidos à instituição por terem cometido atos graves de violência sob o efeito de substâncias ilícitas. “Vejam o impacto que isto traz para a violência na sociedade”, argumentou.

Ele informou que um projeto apresentado em 2019 pelo Conselho deve ser implementado com auxílio de verba de emenda parlamentar federal, e a intenção é levar a todos os municípios do RS um programa sobre como se organizar e implementar programas de prevenção. “O estado formula as políticas, mas são os municípios que devem executá-las”. O dirigente ressaltou a importância de se ter um comitê permanente de acompanhamento da questão, que trate desde a prevenção até a reintegração social dos ex-usuários, e que resista às trocas de gestão a cada quatro anos.

Irany elogiou o Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas, que no RS é executado pela Brigada Militar. Trata-se de um programa voltado aos estudantes do 5º e 7º anos do ensino fundamental que busca desenvolver habilidades para escolhas seguras e responsáveis pelos adolescentes. “Esse programa deveria ser levado até os níveis superiores de educação”, avaliou.

O presidente da Comissão questionou Irany sobre a importância das comunidades terapêuticas na recuperação de adictos e se famílias desestruturadas seriam fatores no aumento dos casos de dependência de substâncias. Irany considerou que as comunidades são um braço do sistema, mas atuam mais na redução de danos. E que a questão familiar não se apresenta como um fator. “Muitas famílias plenamente estruturadas têm casos de drogadição. É uma questão multifatorial”. Também se manifestaram sobre o tema a deputada Sofia Cavedon e o deputado Faisal Karam (PSDB).

Presenças

A reunião ordinária contou com as presenças do deputado Airton Lima (PL), presidente; da deputada Sofia Cavedon (PT), vice-presidente; e dos titulares Jeferson Fernandes (PT), Kelly Moraes (PTB ), Faisal Karam (PSDB), Clair Kuhn (MDB), Gaúcho da Geral (PSD), Luciana Genro (PSOL) , Sergio Peres (Republicanos), Any Ortiz (Cidadania) e Rodrigo Maroni (PMB).

Fonte: Agência de Notícias AL/RS  |  Foto: Reprodução / ALRS

Projeto de lei reduz pela metade IPVA de veículos movidos a gás


Proposição é do deputado Sergio Peres 

Está em trâmite na Assembleia Legislativa gaúcha o Projeto de Lei (PL) nº 151/2021, de autoria do deputado Sergio Peres (Republicanos), reduzindo em 50% as alíquotas de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os veículos movidos a Gás Natural Veicular (GNV). A matéria altera a Lei nº 8.115/1985, que institui esse tributo no Rio Grande do Sul. 

O texto da proposição destaca que o gás natural está entre as fontes de energia menos poluentes e mais econômicas em uso, com projeção de expansão de consumo do gás no estado. Também aponta a aprovação, na Assembleia Legislativa, do Projeto de Lei 81/2021, do Poder Executivo, que regula a exploração direta, ou mediante concessão, dos serviços de gás canalizado.

Em sua justificativa, o projeto considera a existência de uma lacuna na legislação estadual que dispõe sobre o IPVA, no que diz respeito aos veículos que se utilizam do GNV como alternativa de funcionamento, os quais não estariam devidamente contemplados.

Peres acredita que a redução da alíquota ampliará o interesse pelo uso do gás natural, promovendo o mercado, expandindo a demanda pelo produto e gerando, por essa cadeia, novos postos de trabalho. “Queremos contribuir para a efetivação de um mercado mais dinâmico e competitivo, com políticas de incentivos fiscais que impulsionem o crescimento do número de veículos movidos a GNV”, projeta. De acordo com o PL apresentado pelo republicano, a intenção é “criar uma realidade pautada no desenvolvimento econômico dos transportes de cargas e passageiros, com mais postos de combustíveis operando bombas a gás natural para abastecer os veículos em todo o Estado”.

Fonte: Jorn. Karine Bertani MTE 9427 | Assembleia Legislativa

Foto: Celso Bender

Camaquã


As demandas da população de Camaquã foram tratadas na manhã de hoje com o vereador do Republicanos Vaterson Bônus, em reunião acompanhada pelos assessores da Câmara Municipal, Raí Correia e Cassio Silva.

Não desanime diante da escuridão

 


terça-feira, 13 de julho de 2021

Cartórios

 


Tive a satisfação de receber hoje o meu amigo Carlos Fernando Reis, titular da 6ª Zona de Registros Públicos de Porto Alegre, que me contemplou com um exemplar da obra “Cartório – A Verdade por trás do Mito”, recentemente publicada pelo Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do SUL (SINDIREGIS).

Imprensa

Correio do Povo destaca lei que tem por objetivo combater a discriminação, promover a integração social e prevenir doenças gestacionais causadoras da surdocegueira.



Texto da matéria: O governador Eduardo Leite sancionou, ontem, a lei que institui o Dia Estadual da Pessoa Surdocega, a ser celebrado em 12 de novembro. O ato no Palácio Piratini contou com a participação de autoridades, representantes de instituições e entidades ligadas à promoção da acessibilidade, além de integrantes da comunidade surdocega gaúcha. De autoria do deputado estadual Sergio Peres, a nova lei foi formulada com a participação do segmento, com a pretensão de chamar a atenção do poder público e da sociedade para essa camada da população por meio da realização de campanhas educativas visando à prevenção de doenças causadoras da surdocegueira durante a gestação; da promoção de debates sobre políticas públicas voltadas à atenção integral à pessoa surdocega; do desenvolvimento de ações de coleta de dados e produção de conhecimento para atender as necessidades da população surdocega e suas famílias nas áreas da saúde, educação, lazer, segurança e inclusão social. “Queremos fomentar atividades de integração com todos os setores da sociedade, para que conheçam, compreendam e se solidarizem com as pessoas surdocegas, combatendo a discriminação”, sustenta Peres. O parlamentar também projeta, para a data, ações de divulgação dos avanços técnico-científicos relacionados à educação e inclusão social da pessoa com surdocegueira. A surdocegueira é considerada uma deficiência complexa, pois além de se apresentar em diferentes graus de limitação da audição e da visão da pessoa, a maneira com que o indivíduo percebe sua condição influencia na sua forma de interagir com o mundo e com as pessoas. Os surdocegos são identificados com a bengala branca e vermelha, mas a sinalização também é feita, por vezes, apenas com um adesivo vermelho sobre a bengala branca.

Edição do jornal Correio do Povo de 13/07/2021, editoria Geral, página 14

Santana do Livramento


Saneamento básico é um direito de todas as famílias. Esse tema norteou audiência com o vereador do Republicanos de Livramento, Leandro Ferreira, e o engenheiro Cézar Castilho Maciel, que estiveram em meu gabinete nesta terça-feira (13).

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Acessibilidade

Entidades de apoio celebram instituição do 

Dia Estadual da Pessoa Surdocega



O governador Eduardo Leite sancionou, nesta segunda-feira (12) a lei que institui o Dia Estadual da Pessoa Surdocega, a ser celebrado anualmente em 12 de novembro. O ato no Palácio Piratini, em Porto Alegre, contou com a participação de representantes de instituições e entidades ligadas à promoção da acessibilidade, além de integrantes da comunidade surdocega gaúcha.

De autoria do deputado estadual Sergio Peres (Republicanos), a nova lei foi formulada com a participação do segmento, com a pretensão de chamar a atenção do poder público e da sociedade para essa camada da população por meio da realização de campanhas educativas visando à prevenção de doenças causadoras da surdocegueira durante a gestação; da promoção de debates sobre políticas públicas voltadas à atenção integral à pessoa surdocega; do desenvolvimento de ações de coleta de dados e produção de conhecimento para atender as necessidades da população surdocega e suas famílias nas áreas da saúde, educação, lazer, segurança e inclusão social.

“Queremos fomentar atividades de integração com todos os setores da sociedade, para que conheçam, compreendam e se solidarizem com as pessoas surdocegas, combatendo qualquer forma de discriminação”, sustenta Peres. O republicano também projeta, para a data, ações de divulgação dos avanços técnico-científicos relacionados à educação e inclusão social da pessoa com surdocegueira.

A surdocegueira é considerada uma deficiência complexa, pois além de se apresentar em diferentes graus de limitação da audição e da visão da pessoa, a maneira com que o indivíduo percebe sua condição também influencia na sua forma de interagir com o mundo e com as pessoas.

Manifestações da comunidade surdocega

Para profissionais que atuam de forma direta no atendimento de surdocegos, a data em âmbito estadual deverá chamar a atenção dos agentes públicos para a necessidade de aprimorar serviços essenciais, como saúde e também a educação. De acordo com a professora Vânia Rosa da Silva, há aproximadamente 40 anos foi iniciado no Brasil a educação de surdocegos, mas o Rio Grande do Sul não acompanhou essa caminhada, que demanda o aporte de investimentos para ações multidisciplinares. “O nosso sistema de ensino ainda não está pronto para oferecer o atendimento adequado para essa população. Não temos instituições aptas a acolher, por falta de estrutura e porque não contamos com profissionais capacitados para promover sua efetiva integração”, relata a intérprete de Libras, que representa o Grupo Brasil e o Retina RS, ONGs que prestam apoio e informação a pessoas com doenças da retina e seus familiares.

Primeira atleta surdocega de judô no mundo, Giovana Pilla acredita que a sociedade precisa conhecer e perceber a surdocegueira como uma deficiência, para que haja investimento em acessibilidade. "Precisamos conviver em sociedade, precisamos de espaços de lazer, recreação e esporte. Nesse sentido, poder comemorar o Dia Estadual da Pessoa Surdocega é um passo muito importante para a conscientização dos gaúchos", avalia.

Giovana compareceu à solenidade acompanhada da sobrinha Juliana Pilla, guia-intérprete que atua, com a atleta paralímpica, na ONG Brasil Surdocego. “As pessoas surdocegas precisam ser vistas, valorizadas e incluídas na sociedade, e apenas quando tivermos conhecimento amplo e acessível sobre a surdocegueira, é que poderemos evoluir em políticas públicas de acessibilidade”, defende Juliana, ao chamar a atenção para a desinformação como fator de preconceito e exclusão. “Muitas pessoas sequer imaginam que é possível viver uma vida independente sendo um cidadão surdocego. Faltam conhecimentos básicos, como as diferenciações trazidas pelas cores das bengalas, o que demonstra que a educação inclusiva ainda é um desafio, da mesma forma que a moradia assistida para pessoas surdocegas precisa ser prioridade na pauta das ações para esse segmento da população”, sustentou.

Identificação pela cor da bengala

Pessoas cegas, com perda total da visão, são publicamente identificadas com bengala branca. Já a bengala verde sinaliza pessoas com baixa visão; cidadãos que não são cegos, mas que enxergam com maior dificuldade, com visão parcial.

Os surdocegos são identificados com a bengala branca e vermelha, mas a sinalização também é feita, por vezes, apenas com um adesivo vermelho sobre a bengala branca.

Presenças

O ato realizado no Salão Negrinho do Pastoreio também contou com a presença do representante das ONGs Grupo Brasil e Retina RS, Joel Almeida da Silva; do presidente da FADERS – Acessibilidade e Inclusão, Marquinho Lang; da Secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Regina Becker, e do representante da comunidade surda da Serra Gaúcha, Tibiriçá Maineri.

Fonte: Jorn. Karine Bertani (MTE 9427) | Assembleia Legislativa

O necessitado não será esquecido

 


domingo, 11 de julho de 2021

Avaliação dos gaúchos sobre a educação na pandemia será divulgada na Assembleia nesta segunda-feira

 AVISO DE PAUTA


Depois dos debates do seminário “O RS PÓS-PANDEMIA”, a Assembleia Legislativa divulga às 14h da próxima  segunda-feira (12) os resultados da pesquisa de opinião que mediu as consequências da pandemia no aprendizado de crianças e adolescentes. Encomendado pelo Legislativo gaúcho, o levantamento realizado pelo Instituto Pesquisas de Opinião (IPO) ouviu 1500 pessoas, em todas as regiões do estado, para identificar os principais prejuízos na educação e ouvir sugestões para superar esta situação. Após a exposição, o presidente da Casa, deputado Gabriel Souza (MDB), irá apresentar propostas que poderão ser transformadas em ações legislativas para amenizar os impactos negativos nas diferentes redes de ensino, estudantes e professores. 

Realizado em maio, o debate sobre educação promovido pela Assembleia reuniu a fundadora e diretora do FGV CEIPE, Claudia Costin, e o professor titular de Políticas Públicas da Escola de Economia de São Paulo da FGV, André Portela de Souza, entre outros convidados. “Ouvimos a opinião de especialistas sobre os efeitos drásticos da falta de aulas presenciais para os estudantes. Agora, esta pesquisa consultou os cidadãos para entender como eles estão lidando com estas consequências. E também ouvir duas sugestões de soluções para o futuro da educação no RS”, destaca o presidente Gabriel.

Uma análise prévia da consulta demonstra a necessidade do regramento para a segurança sanitária das escolas e a criação de um programa de recuperação, por reforço escolar ou por investimento em turno integral. O estudo completo será transmitido pela internet nos canais da Assembleia Legislativa no Youtube e no Facebook. Participam a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira; o deputado estadual e presidente da Comissão de Educação, Carlos Búrigo (MDB); e a cientista social e política, diretora do IPO, Elis Radmann.

Fonte: Presidência da Assembleia Legislativa RS

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Sistema Prisional


As políticas de ressocialização de apenados e a ampliação das instalações do Presídio Estadual de Cachoeira do Sul pautaram audiência nesta sexta-feira (9) na Secretaria da Administração Penitenciária do RS (SEAPEN)

Fomos recebidos pelo titular da Pasta, secretário Mauro Hauschild, e pelo secretário-adjunto, tenente-coronel Egon Kvietinski, que asseguraram a priorização das obras nos planos de trabalho do Executivo Estadual. Também tratamos de ação conjunta para implementar projeto piloto de combate à drogadição nas casas prisionais gaúchas.
A reunião foi acompanhada pelo vereador do Republicanos cachoeirense Azevedo da Susepe; Coronel Fraga, além do meu chefe de gabinete Eder da Costa.

(Fotos Alefer Dias)

Dia Especial


Há 44 anos, Deus escreveu uma história de verdade: a história da nossa mãe espiritual, que nos acolheu e nos deu morada.

Com a Universal, eu conheci a infinitude do amor de Jesus Cristo e o sentido de estar na Terra. É o momento de agradecer por essas décadas de jornada dedicada à salvação, e de saudar todos os meus irmãos e irmãs na fé que também tiveram suas vidas transformadas pela Igreja Universal.
Manifesto o meu especial reconhecimento a todos os voluntários que dedicam suas vidas para diminuir o sofrimento humano edificando a Palavra de Deus, ouvindo pessoas aflitas e levando mensagens de conforto, além de assistência social em hospitais, presídios, embaixo dos viadutos e em tantos lugares onde muitos não querem estar. Deus abençoe todos!

Busque a Deus. Ele quer te abraçar!

 


quinta-feira, 8 de julho de 2021

Comissão Especial elege vice-presidente e relator

Cadeia Produtiva da Piscicultura

Comissão Especial elege Ruy Irigaray como vice-presidente e Zé Nunes como relator


No início da tarde desta quinta-feira (8), a Comissão Especial para tratar da Cadeia Produtiva da Piscicultura no RS, presidida pelo deputado Sergio Peres (Republicanos), realizou sua primeira reunião. Os integrantes elegeram os deputados Ruy Irigaray (PSL), como vice-presidente do órgão técnico, e Zé Nunes (PT) como relator. Instalada na última segunda-feira (5), a comissão tem 120 dias para realizar suas atividades.

Também foi aprovado requerimento para suspensão das atividades do órgão técnico durante o recesso parlamentar, que vai de 17 a 31 de julho. A matéria será encaminhada ao plenário para votação na próxima terça-feira (13), na última sessão antes do recesso.

Além de Sergio Peres, participaram os deputados Clair Kuhn (MDB), Fernando Marroni (PT), Elton Weber (PSB), Ruy Irigaray (PSL), Aloísio Classmann (PTB), Ernani Polo (PP) e Zé Nunes (PT).

Fonte: Agência de Notícias AL/RS

Barra do Quaraí


Confirmada para amanhã, dia 9, audiência na Secretaria de Segurança do Estado com o intuito de reivindicar recursos para a reforma da unidade do 1º Batalhão de Policiamento de Área Fronteira (1ºBPAF) no município. Acolhi o pedido de agendamento feito pelo vereador Jocemar Medeiros (Lelo), que esteve em meu gabinete nesta quinta-feira (8)
 requerendo minha intervenção para a demanda. O parlamentar republicano alertou para a necessidade de reparos urgentes no interior do prédio, onde é comum a ocorrência de inundações em dias de chuva.

Transmissão ao vivo


Nesta quinta-feira elegemos vice-presidente e relator da Comissão Especial para tratar da Cadeia Produtiva da Piscicultura no RS, órgão técnico presidido por mim na Assembleia Legislativa. Conduzi a reunião ordinária transmitida pelo Youtube com o apoio técnico dos servidores Lorena Garcez e Nei Padilha, e com o acompanhamento do Dr. Roque Bakof, nosso colaborador nesta missão.

Foram eleitos Ruy Irigaray (PSL) vice-presidente e Zé Nunes (PT) relator.

terça-feira, 6 de julho de 2021

Aprovado na CCJ projeto que institui política de aproveitamento da água da chuva


Em reunião ordinária realizada na manhã desta terça-feira (6), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo deputado Tiago Simon (MDB), aprovou por unanimidade parecer favorável da deputada Juliana Brizola (PDT) ao Projeto de Lei 164/2012. De autoria do deputado Jeferson Fernandes (PT), o projeto institui a Política Estadual de Captação, Armazenamento e Aproveitamento da Água da Chuva do Estado do Rio Grande do Sul. 

Das outras 34 matérias que constavam na Ordem do Dia, 14 deixaram de ser votadas devido a pedidos de vista (12) ou à ausência do respectivo relator (duas). As demais, com pareceres ainda não lidos, tiveram sua apreciação adiada por acordo entre os parlamentares. 

Também foram distribuídas para relatoria, nesta manhã, oito novas proposições, conforme segue:

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 291/2021, do Poder Executivo, que institui a Polícia Penal do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. Relator: Mateus Wesp (PSDB).

Projeto de Lei (PL) 158/2021, de Elton Weber (PSB), que institui no Estado do Rio Grande do Sul a Lei do Troco e dá outras providências. Relator: Sérgio Peres (Republicanos).

PL 159/2021, de Luiz Marenco (PDT), que denomina Rodovia Reduzino Malaquias a ERS-550, em toda a sua extensão. Relator: Elizandro Sabino (PTB).

PL 160/2021, de Faisal Karam (PSDB), que institui o Dia do Povo Árabe no Estado do Rio Grande Do Sul. Relator: Tiago Simon (MDB).

PL 161/2021, de Tenente Coronel Zucco (PSL), que institui o Programa de Prevenção, Repressão, Tratamento e Reinserção Social ao uso de cannabis sativa para fins recreativos. Relator: Sérgio Peres (Republicanos).

PL 162/2021, de Clair Kuhn (MDB), que reconhece o município de Panambi como “a Cidade do Käsekuchen”, cria o Dia do Käsekuchen e inclui a data no Calendário de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul. Relator: Elton Weber (PSB).

PL 166/2021, de Sérgio Turra (PP), que reconhece como de Relevante Interesse Cultural o “Café de Cambona”, do município de São Nicolau. Relator: Luiz Fernando Mainardi (PT).

PL 167/2021, de Fran Somensi (Republicanos), que dispõe sobre a prescrição eletrônica no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. Relator: Tenente-Coronel Zucco (PSL).

Presenças

Estiveram na reunião os deputados Tiago Simon (MDB), Vilmar Zanchin (MDB), Luiz Fernando Mainardi (PT), Jeferson Fernandes (PT), Sérgio Turra (PP), Frederico Antunes (PP), Elizandro Sabino (PTB), Juliana Brizola (PDT), Faisal Karam (PSDB), Elton Weber (PSB) e Sergio Peres (Republicanos).

Fonte: Agência de Notícias - Foto: Reprodução Fotografia / ALRS

Região Metropolitana


Os desafios para garantir a segurança pública na região metropolitana foram tema de audiência hoje em meu gabinete com o delegado de Polícia Civil de Gravataí Marcio de Jesus Zachello, a quem agradeço pelo presente que recebi pela passagem do meu aniversário. Um forte abraço amigo, Deus o abençoe!

Imprensa


O Jornal Folha do Mate divulga mobilização de lideranças republicanas para atender reivindicação da comunidade.

Texto da matéria: A retirada de duas lombadas eletrônicas da RSC-453, em Venâncio Aires, motivou audiência, na quinta-feira, 1º, solicitada pelo deputado estadual Sergio Peres e pelo vereador Benildo Soares, ambos do Republicanos, na sede estadual do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), em Porto Alegre. Eles foram recebidos pelo diretor-geral, Luciano Faustino. De acordo com Soares, a retirada das duas lombadas, no dia 26 de junho, do trevo de acesso ao bairro Batistti, pode acarretar riscos graves à população.
“Esse trecho da rodovia fica perto de uma empresa com aproximadamente 400 funcionários. Somado a isso, precisamos lembrar das quatro mil famílias da comunidade dos bairros Battisti e Coronel Brito, o que gera alto fluxo, tanto de carros, como de pedestres”, alertou o vereador. O diretor-geral do Daer assegurou atenção ao pleito, ao informar que será verificado em que condições foram retiradas as lombadas eletrônicas e as alternativas para garantir a segurança do tráfego.

Edição de do jornal Folha do Mate de 06/07/2021, Coluna Mateando, p.2